Oficinas auxiliam no uso correto de medicamentos

Atividades são alusiva à Semana Estadual do Uso Racional de Medicamentos

Por: Redação Ascom

09/05/2016 - 12h21

Até quarta-feira, dia 11 de maio, a Faculdade de Farmácia da PUCRS (FFARM) realiza atividades alusivas à Semana Estadual do Uso Racional de Medicamentos. Na última sexta-feira, 6 de maio, ocorreu a oficina Traga Sua Sacola de Medicamentos, na Farmácia Universitária do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Ministrada pela professora da FFARM Luciana de Oliveira, o objetivo da atividade foi avaliar as condições dos medicamentos trazidos pelos pacientes. Além disso, a professora e alunos da Farmácia orientaram quanto ao uso, armazenagem e descarte correto dos medicamentos. A segunda edição da oficina será na quarta-feira, 11 de maio, na Farmácia Universitária, às 14h.

Nesta segunda-feira, às 17h30min, ocorre a palestra Dor: Será que o Melhor Remédio é o Medicamento, com Liamara Andrade, coordenadora do curso de especialização em Clínica Farmacêutica da PUCRS. Na terça-feira, dia 10, às 14h, a coordenadora do curso de Farmácia, Denise Milão, ministra a palestra Homeopatia, sobre as diferenças entre a homeopatia e outros medicamentos, como são produzidos, seu uso correto e cuidados. Não é necessário realizar inscrição para as oficinas. Outras informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3320-3512.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo mundo, 50% dos pacientes tomam medicamentos de forma incorreta. Para a farmacêutica Cristiani Trentin, da Farmácia Universitária, os pacientes que consomem remédios de uso contínuo têm mais contato com o farmacêutico do que com o próprio médico. Além disso, ela conta que o profissional pode atuar em 70 áreas diferentes. “Um dos papéis do farmacêutico é detectar se existem problemas no processo de ingestão de medicamentos”, afirma.