Oficializada a abertura do Escritório EducationUSA

Evento contou com a presença da cônsul-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre

08/11/2018 - 15h01
education usa, consulado dos estados unidos da américa, internacionalização, mobilidade acadêmica, reitoria, ir. evilázio teixeira, dr. jaderson costa da costa, ascin

A partir da esquerda: Rita Moriconi, Julia Harlan, Ir. Evilázio Teixeira e Heloísa Delgado / Foto: Camila Cunha

Nesta quarta-feira, dia 7 de novembro, a cerimônia oficial de abertura do escritório EducationUSA na PUCRS reuniu representantes do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, autoridades da Prefeitura de Porto Alegre, membros da reitoria e demais convidados. A rede, afiliada à Seção de Educação e Cultura (Bureau of Educational and Cultural Affairs – ECA) do Departamento de Estado norte-americano, está localizada na Assessoria de Cooperação Internacional, no prédio 1 (sala 110) do Campus (Avenida Ipiranga, 6.681 – Porto Alegre).

No encontro, o reitor Ir. Evilázio Teixeira destacou que o escritório trará benefícios para estudantes, pesquisadores e professores da PUCRS e para a comunidade em geral, uma vez que atenderá a todos. “Uma das características perenes e marcantes da nossa Universidade, que nesta semana completa 70 anos, é a prestação de serviços à sociedade gaúcha em diversos âmbitos”, destacou.

O reitor também agradeceu a confiança depositada na PUCRS pelo Consulado-Geral dos Estados Unidos neste projeto que representará um avanço significativo ao processo de internacionalização da instituição. “Além disso, a iniciativa impulsiona a criação de uma rede, fazendo da Universidade um vetor de interconexão, articulando alianças estratégicas, que promovam o desenvolvimento local, regional e global”, completou.

A assessora-chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, Heloísa Delgado, também viu a oportunidade como importante condutor para novas parcerias. Além disso, acredita que promoverá o desenvolvimento de pesquisas, fortalecimento da mobilidade acadêmica e consolidação de novos projetos de cooperação internacional.

Oportunidades em foco

education usa, consulado dos estados unidos da américa, internacionalização, mobilidade acadêmica, reitoria, ir. evilázio teixeira, dr. jaderson costa da costa, ascin

Escritório está localizado na sala 110 do prédio 1 do Campus / Foto: Camila Cunha

A cônsul-geral do Consulado dos Estados Unidos de Porto Alegre, Julia Harlan, viu como positivo a inserção do escritório dentro do ambiente universitário. De acordo com a diplomata, atualmente 13 mil estudantes brasileiros estão nos Estados Unidos e cerca de 3.400 americanos estudam no Brasil. Hoje, o Brasil é o 10º país que mais envia estudantes para os Estados Unidos e mais de 640 universidades estadunidenses vieram no último ano, confirmando o interesse bilateral.

Julia Harlan também falou sobre a feira anual que recebe representantes de diferentes universidades, a qual o EducationUSA selecionou Porto Alegre para sediar pela primeira vez em 2019. Para a cônsul-geral, a iniciativa do novo escritório na PUCRS será uma forma de aumentar a mobilidade de estudantes brasileiros e americanos no estado. “Os esforços para a educação superior são prioridade para a missão diplomática dos Estados Unidos”, completou.

Perspectivas internacionais

education usa, consulado dos estados unidos da américa, internacionalização, mobilidade acadêmica, reitoria, ir. evilázio teixeira, dr. jaderson costa da costa, ascin

Ir. Evilázio Teixeira, Rita Moriconi, Julia Harlan e Jaderson Costa da Costa / Foto: Camila Cunha

Rita Moriconi, coordenadora regional de aconselhamento educacional do EducationUSA, relembrou que o reitor e o vice-reitor da Universidade já frequentaram universidades americanas. A representante também reforçou que o novo escritório não só oferecerá um serviço qualificado para interessados em estudos nos Estados Unidos, como também surge como um canal para parcerias com universidades norte-americanas.  Rita destacou os projetos realizados pelo EducationUSA que contribuem com a formação de novos jovens e oportunizam a internacionalização da carreira acadêmica em diferentes áreas. “O EducationUSA é uma ferramenta para abrir portas”, afirmou.

Sobre o EducationUSA

A PUCRS é a primeira universidade gaúcha a receber a operação, que é aberta ao público. No EducationUSA, os interessados terão acesso a orientação gratuita para estudos nos Estados Unidos, pesquisa de bolsas, programas específicos, entre outras iniciativas que fomentam a mobilidade entre Brasil e Estados Unidos. O serviço estará disponível terças, quartas e quintas-feiras, das 17h30min às 20h50min, e nos sábados das 8h às 12h. Informações complementares e agendamentos podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected] ou através do telefone (51) 3320-3660, ramal 6204.


Leia Mais Veja todas