Obras da nova ponte bloqueiam parte da Av. Ipiranga sábado e domingo

Circulação ficará restrita nos dois lados da via em frente à Universidade

29/03/2019 - 17h41
Ponte Arroio Dilúvio

Projeção da ponte sobre o Arroio Dilúvio, em frente ao Campus

Neste sábado e domingo, dias 30 e 31 de março, haverá o bloqueio parcial de três faixas da Avenida Ipiranga, em ambos os sentidos, em frente à PUCRS. O motivo são as obras da nova ponte de acesso ao Hospital São Lucas (HSL) e Instituto do Cérebro do RS (InsCer). A interrupção temporária ocorre, nos dois dias, das 5h da manhã às 18h.

Como alternativa, a comunidade acadêmica e demais moradores da região podem utilizar a Avenida Bento Gonçalves, entre a 3ª Perimetral (Av. Salvador França e Av. Aparício Borges) e a Rua Dr. Cristiano Fischer. Outra possibilidade é chegar ao Campus via Av. Protásio Alves, descendo a Rua Dr. Cristiano Fischer.

Sobre a obra

Anunciada no final de 2018, por meio de um termo de compromisso firmado com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, a PUCRS está construindo uma ponte em frente à Universidade, na Avenida Ipiranga. A proposta é melhorar o fluxo de veículos, ciclistas e pedestres. Com previsão de término no primeiro semestre de 2019, a obra em frente ao Museu de Ciências e Tecnologia (MCT-PUCRS) dará acesso direto ao estacionamento do HSL e InsCer, evitando que seja necessário o retorno junto à avenida Cristiano Fischer.

A ponte terá a extensão de 26,5 metros, com a largura de 13,6 metros. Serão três faixas de rolamento, uma de ciclovia e uma de passeio. Esse acesso está sendo construído em concreto armado por meio do sistema de pré-moldagem das peças. A ponte terá sinalização viária, sendo implantadas sinaleiras, placas e pintura de faixas.