O futuro das ações pedagógicas e acadêmicas no ensino superior

Webinar organizado pela Rede Marista Internacional de Instituições de Educação Superior apresentou os cenários e oportunidades diante da crise mundial

18/05/2020 - 15h22

Webiar Rede Marista InternaionalNa última quinta-feira, dia 14 de maio, ocorreu o 1º Webinar da Rede Marista Internacional de Instituições de Educação Superior (IES), por meio da plataforma Zoom. O evento contou com a participação de cerca de 250 conexões de gestores e professores de diferentes Unidades Administrativas e Universidades Maristas ao redor do mundo. O diálogo promovido apresentou  os cenários e oportunidades da crise mundial, com foco no futuro das ações pedagógicas e acadêmicas no ensino superior e as possibilidades de ações colaborativas entre as instituições pertencentes à rede.

Com moderação do presidente do Comitê Executivo da Rede Marista de IES, Ir. Manuir Mentges, o evento iniciou com a abertura promovida pelo vigário-geral do Instituto Marista, Ir. Luis Carlos Gutierrez. Em sua fala de acolhida, ele destacou a nova época que está sendo vivenciada por todas sociedades em todo o mundo. “Estamos entrando em uma nova realidade, uma nova normalidade”, disse. “Tais mudanças nos levam a refletir sobre novos projetos educativos, de serviços e novos modelos para as práticas de recursos humanos”, reforçou. Além disso, ele fortaleceu a importância da colaboração entre as instituições de ensino superior e recordou o planejamento estratégico da administração geral para a rede, que propõe três iniciativas: ser construtores de pontes, ser agentes de mudanças e promover lideranças servidoras. Na sequência, a programação foi dividida em três painéis de apresentação de cases de três universidades pertencentes à rede: a PUCRS e PUCPR, do Brasil, e a Universidad Marcelino Champagnat (UMCh), do Peru.

A primeira temática Organização acadêmica em tempos de pandemia: Construindo possibilidades, foi conduzida pela professora Adriana Justin Cerveira Kampffdiretora de graduação da PUCRS. Ela trouxe o contexto do período que precedeu a suspensão das atividades presenciais no campus da PUCRS, no início de março. Ela lembrou que no momento de crise, muitas inquietações surgiram e que diante delas, foi possível retomar a essência da Universidade. “Somos uma instituição marista, inovadora e com responsabilidade social”, afirmou. Na sequência, o evento contou com a apresentação As IES Maristas no contexto pós-pandemia: Cenários e perspectivas, do professor Ir. Marino Latorre Ariñodiretor da Escola de pós-graduação da Universidad Marcelino Champagnat. Ele retomou as principais características de um mundo póspandêmia resumidas nos três I’s: imprevisíveis, incontroláveis e gerenciáveis. Com essa percepção, o professor salientou as teorias relacionadas ao mundo atual que reforçam um cenário de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

O último painel teve como tema Percursos para a Graduação online: Compartilhando experiências, conduzido pelo professor Vidal Martinsvice-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Ele apresentou a trajetória de 15 anos de educação online da Universidade e fortaleceu que, para que as tecnologias educacionais sejam efetivas e prosperem, é necessário que a cultura para ambientes digitais de aprendizagem virtual seja formada.

Para o Ir. Manuir, movimentos como esse contribuem para o cenário desafiador pelo qual o mundo todo está passando. Ele lembrou que o convite para o evento trouxe uma inspiração do XXII Capítulo Geral do Instituto Marista que fortalecia a interdependência como um novo normal. “A primeira webinar da Rede Marista de Instituições de Educação Superior permitiu compartilhar boas práticas e nos fez compreender que, mesmo sendo de diferentes regiões, diferentes tamanhos, diferentes estruturas, somos complementares.

Conheça a Rede Marista Internacional de Educação Superior

A Rede Marista Internacional de Instituições de Educação Superior (IES) integra o conjunto das obras da missão compartilhada por Irmãos, Leigas e Leigos das diferentes Unidades Administrativas do Instituto Marista. É acompanhada, da parte da Administração Geral, pelo Secretariado de Educação e Evangelização do Instituto. Rede foi inaugurada em novembro de 2004, quando representantes de várias instituições se reuniram em Curitiba (PR) para refletir sobre o papel das Instituições Maristas de educação Superior dentro da Missão marista.

Nomeado em 2019, o Comitê Executivo é composto pelo Ir. Manuir Mentgespró-reitor de graduação e educação continuada da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), presidente e membro do Comitê Internacional de Missão do Instituto, representando os falantes da língua portuguesa; Ir. David Hall, decano da Universidade Católica da Austrália, representando o idioma inglês; Ir. Roberto Mendez Lopés, reitor da Universidade Marista de Querétaro, representando a língua espanhola.