Novos serviços de alimentação são inaugurados no Campus

Armazém Divino Verde e a loja Granoveg são alternativas para quem deseja se alimentar na Universidade

05/03/2020 - 15h43
alimentação, natural, saudável, orgânico, sustentabilidade, divino verde

Lanche ‘farroupilha’ é oferecido no Armazém Divino Verde / Foto: Camila Cunha

Alimentação saudável, sustentável e produzida artesanalmente. Esses são alguns dos conceitos presentes nos novos serviços de alimentação instalados no Campus. O Armazém Divino Verde, localizado no prédio 30, e a loja Granoveg, no prédio 11, são alternativas para quem busca se alimentar com produtos naturais ou caseiros.

O Armazém Divino Verde conta com itens de mercado e padaria. O espaço também possui mesas para comer no local e opções de lanches como pizzas, hambúrguer vegano, bolos caseiros e o ‘farroupilha’ (pão francês prensado com presunto e queijo). De acordo com Tatiana Gibeke, responsável pelo Armazém, um dos diferenciais que será implementado no estabelecimento é a produção do pão francês. “O nosso carro chefe tem sido o farroupilha. Então, um dos nossos objetivos futuros é produzir o pãozinho francês aqui mesmo e oferecer ele não só no lanche”, conta.

Tatiana ainda ressalta que a produção dos bolos já é feita pela própria equipe e que também há parcerias com a agricultura familiar. “Temos uma cozinha em Viamão onde os bolos são feitos de forma caseira. Também temos parcerias com produtores de agricultura familiar que fornecem sucos e o arroz orgânico, por exemplo”, afirma.

Já a loja Granoveg tem entre seus propósitos a sustentabilidade. A loja não oferece sacolinhas plásticas para os clientes e entre as opções de embalagem estão sacolas em algodão. “As sacolas são desenvolvidas pela cooperativa Justa Trama, que traz um algodão cem por cento orgânico produzido em diversos estados. Já o cordão utilizado na sacola é uma sobra de malha das camisetas feitas na cooperativa”, conta Eliza Baggio, alumni da PUCRS e responsável pela Granoveg ao lado do marido, o administrador Jorge Luiz Kepczynski.

alimentação, natural, saudável, orgânico, sustentabilidade, grano veg

Sacolas são opções sustentáveis na loja Granoveg / Foto: Camila Cunha

Outra alternativa para a compra de grãos e sementes a granel são os potes de vidro, que podem ser adquiridos na loja ou levados pelos próprios clientes. “A ideia é que as pessoas possam rechear o pote com um mix de grãos e sementes de sua preferência. Também é uma alternativa para que o consumo seja mais consciente. O cliente leva tudo à sua medida, evitando os desperdícios ”, ressalta Kepczynski.

Espaço para a interação com os estudantes

A responsável pelo Armazém Divino Verde destaca que, além da agricultura familiar, o estabelecimento possui parcerias com alumni e alunos da Universidade para a distribuição de alimentos produzidos de forma artesanal. “Entre os produtos que temos estão massas artesanais e brownies feitos por estudantes e ex-alunos de Gastronomia. É uma parceria muito bacana”, conta Tatiana.

Além de promover a alimentação saudável e sustentável para quem está no Campus, a Granoveg também busca a interação com os estudantes. “Queremos utilizar este espaço para que alunos de Nutrição e Gastronomia possam expor receitas, por exemplo. E estamos abertos para que quando o estudante necessite de um ingrediente, possa encontrar aqui ou encomendar”, afirmam os responsáveis pela loja.

Com a distribuição de produtos sem glúten, sem lactose, zero açúcar e veganos, a Granoveg também quer atuar como uma fonte de conhecimento. “Muitas pessoas possuem intolerâncias no organismo e as vezes não conhecem opções que se adequem as necessidades. Queremos mostrar que existem alternativas saudáveis para todos e que isso é um investimento a longo prazo na própria saúde. E é dentro da Universidade que começam muitas mudanças ”, completa Eliza.

SAIBA MAIS

Com a volta a rotina de estudos, é preciso ter disposição para absorver os conteúdos e aproveitar ao máximo todo o aprendizado. A alimentação desempenha papel fundamental para isso, fornecendo nutrientes para que o corpo tenha energia no dia a dia. Com um Campus completo, a PUCRS oferece 28 opções de bares e restaurantes distribuídos por toda a Universidade. Pratos caseiros, buffets, comidas veganas, lanches e marmitas estão disponíveis para todos os gostos. Confira a lista completa dos serviços de alimentação.

Confira as imagens: