Novo vídeo do projeto Conhecimento em Rede aborda Jurimetria

O professor da Famat Filipe Zabala explica esta área do conhecimento

Por: Redação Ascom

07/07/2016 - 14h24

Você sabe o que é Jurimetria? O novo vídeo do projeto da PUCRS Conhecimento em Rede explica esta área do conhecimento, que envolve Direito e Estatística. Com o intuito de desenvolver a pesquisa em Jurimetria, a Universidade reúne uma equipe multidisciplinar para estudar o tema. Segundo o professor da Faculdade de Matemática Filipe Zabala, “a jurimetria une a flexibilidade das ciências humanas com a precisão das exatas, e é preciso criar uma harmonia entre os dois polos”. Um dos benefícios desta tecnologia, além do acesso a informação, é o direito de qualquer cidadão brasileiro de possuir informações não confidenciais do poder público, num formato que permita o seu cruzamento com outros dados. Hoje, a Jurimetria é utilizada com frequência em seleções de jurados e comparações de cadeias DNA, sendo um caminho promissor para a elaboração legislativa e para a construção de políticas públicas.

O projeto Conhecimento em Rede disponibiliza relatos de pesquisas, estudos e técnicas de ensino inovadoras desenvolvidas na Universidade, em áreas de excelência da educação superior, aprimorando o conhecimento e a vida em diferentes setores da sociedade.