Nota do Enem pode ser utilizada para ingressar na PUCRS

Vestibular Complementar, Seleção Contínua e ProUni são as opções para quem deseja se candidatar a uma vaga na Universidade

16/01/2020 - 17h55

enem,nota do enem,ingresso,bolsa,prouniNesta sexta-feira, 17 de janeiro, abre-se mais uma porta para quem tem interesse em estudar na PUCRS. Serão anunciadas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio, que podem ser utilizadas para ingresso na Universidade pelo Vestibular Complementar, que terá sua próxima avaliação no dia 22 de janeiro, com inscrições até dia 21; ou pela Seleção Contínua.

Outra possibilidade de ingresso utilizando o Enem é pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O benefício é dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, que se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo MEC. As inscrições para o semestre 2020/1 se iniciam dia 28 de janeiro. Serão oferecidas 150 bolsas.

A PUCRS disponibiliza mais de 2 mil vagas com bolsas, créditos e descontos. Além do ProUni, conta com o Crédito Universitário Banrisul e oferece créditos educativos próprios, Bolsa Licenciatura, Bolsa Diplomados e Desconto Familiar. Confira detalhes aqui.

ProUni já beneficiou mais de 12 mil estudantes da PUCRS

nota do enem, enem, prouni, ingresso, bolsa

Valdir Pinheiro é formando de Engenharia Elétrica / Foto: Applause Formaturas

A Universidade aderiu ao ProUni desde que foi implementado, em 2005, e, até o momento, mais de 12 mil estudantes já utilizaram este benefício. Valdir Francisco Pinheiro Filho, formando do curso de Engenharia Elétrica: Sistemas de Energia Elétrica, é um deles. Nascido em uma cidade do interior da Paraíba, estava cursando Matemática na Universidade Estadual quando, em 2012, conseguiu uma vaga para estudar na PUCRS. Na época, sua irmã havia se mudado há pouco para Porto Alegre, o que facilitou o processo de mudança. Apesar da preocupação com a distância do restante da família, diz ter encarado essa chance como uma oportunidade. “Por mais que já estivesse fazendo uma graduação, tinha esse desejo de cursar Engenharia Elétrica”, conta.

Pouco tempo depois de chegar à Universidade, Pinheiro foi convidado para ser monitor de Cálculo I e II no Laboratório de Aprendizagem (Lapren) e, em maio de 2013, foi chamado para uma vaga de estágio no Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica (Labelo) – onde foi efetivado em 2014 e está até hoje. Com a proximidade da formatura, adianta que não quer encerrar os estudos por aí: pensa em fazer mestrado na área de Energias Renováveis e não descarta a possibilidade de concluir o curso de Matemática na PUCRS. “Mas, antes de pensar nisso, vou tirar umas férias!”, confessa.

Oportunidades ampliadas

O estudante de Medicina Felipe Augusto Kunzler, de 23 anos, também ingressou na PUCRS pelo ProUni, por seu desempenho no Enem. Natural de Salvador do Sul, a cerca de 100 quilômetros de Porto Alegre, conta que a vontade de ser médico surgiu no final do ensino fundamental, quando o pai foi diagnosticado com câncer. “Passei a ter contato com a equipe médica, que sempre foi muito prestativa e humana naquele momento tão delicado. Ali tive a certeza de que queria poder atenuar a dor do próximo através da Medicina”, conta.

nota do enem, enem, prouni, ingresso, bolsa

Felipe Augusto Kunzler está no 11º semestre de Medicina / Foto: arquivo pessoal

Kunzler comenta que sempre estudou em escolas públicas e que se preparou para ingressar na Universidade com materiais didáticos que comprava em bancas de revistas – além de contar com a ajuda dos professores. Para ele, programas como o ProUni são importantes porque permitem que todos possam sonhar em estudar em uma instituição renomada de ensino. Acadêmico do 11º semestre, pensa em fazer Neurologia após a formatura. “Gosto também da ideia de retornar ao interior e poder fazer medicina com o meu povo. Realizei estágio de Medicina Rural em minha cidade e gostei muito de poder atender a população que sempre me apoiou”, relata.

Saiba mais sobre como ingressar na PUCRS com a nota do Enem

ProUni: a nota do Enem é o critério de seleção. Para o semestre 2020/1, a inscrição deve ser feita de 28 a 31 de janeiro no site http://prouni.mec.gov.br/. Candidatos pré-selecionados em primeira chamada serão divulgados no dia 4 de fevereiro. Dúvidas podem ser esclarecidas com o setor de ProUni da PUCRS pelo site e pelo e-mail [email protected].

Vestibular complementar: o desempenho no Enem pode ser utilizado para classificação. São válidas edições do exame de 2010 a 2019, desde que tenha alcançado a pontuação mínima de 400 pontos. A próxima avaliação será no dia 22 de janeiro, e as inscrições se encerram no dia 21.

Seleção contínua: é possível concorrer às vagas disponíveis nos cursos com a nota do Enem entre 2010 e 2019, contanto que a pontuação tenha sido superior a 400 pontos na Redação. Para isso, basta preencher o requerimento na Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 15, para ingresso em curso com vagas abertas.