Noite PUCRS no Fronteiras do Pensamento tem Mark Lilla e Luiz Felipe Pondé

Debate reúne cientista político norte-americano e filósofo brasileiro na noite de 19 de novembro

13/11/2018 - 17h09

fronteiras do pensamento,luiz felipe pondé,mark lillaA conferência final de 2018 do Fronteiras do Pensamento, no próximo dia 19 de novembro, traz a Porto Alegre um debate entre dois grandes pensadores da atualidade: o cientista político norte-americano Mark Lilla e o filósofo brasileiro Luiz Felipe Pondé. A noite será dedicada à PUCRS, apoiadora cultural do ciclo de palestras, e contará com ações de relacionamento promovidas no Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110), a partir das 19h, onde é realizado o evento. A saudação musical, que antecede a apresentação dos conferencistas, será oferecida pelo Instituto de Cultura, com a exibição da pianista Mari Kerber e do músico Ale Ravanello, diplomado em Direito pela PUCRS.

Professores, técnicos administrativos, mestrandos, doutorandos e Alumni (diplomados) da Universidade contam com 50% de desconto nos ingressos, abatimento válido também para um acompanhante. Os diplomados, para terem acesso ao valor diferenciado, devem portar a carteira Alumni na hora da compra. Informações sobre as carteiras podem ser obtidas pelos contatos da Rede Alumni. Estudantes de graduação têm meia-entrada, se portarem carteira de identificação estudantil, conforme legislação.

Para se inscrever é preciso ligar para o telefone (51) 4020-2050 ou enviar e-mail para [email protected], informando nome completo, telefone e qual modalidade de desconto tem, reservando no máximo dois ingressos. O pagamento e a retirada das entradas são feitos no dia da conferência, na bilheteria do Salão de Atos da UFRGS.

Sobre Mark Lilla

Lilla é especialista em história intelectual, com foco particular no pensamento político e religioso do Ocidente. Completou sua formação nas universidades Wayne State e de Michigan, e fez seu mestrado na Kennedy School of Government na Universidade de Harvard. Sua trajetória acadêmica e a aproximação dos pensadores conservadores o tornaram reconhecido como um “historiador de ideias”. É autor de A mente imprudente – Os intelectuais na atividade política, que traz um perfil de pensadores que fecharam os olhos ao autoritarismo, à brutalidade e ao terrorismo de Estado; e A mente naufragada – Sobre o espírito reacionário, que apresenta o reacionário não como um conservador, mas como uma figura tão radical e moderna quanto o revolucionário.

Sobre Luiz Felipe Pondé

Pondé é um dos mais polêmicos pensadores do País e autor de uma das colunas mais discutidas da imprensa brasileira, publicada no jornal Folha de S.Paulo desde 2008. Graduado em Filosofia pela USP, é mestre em História da Filosofia Contemporânea pela mesma universidade e doutor em Filosofia Moderna pela USP/Universidade de Paris, além de possuir pós-doutorado pela Universidade de Tel Aviv. Em 2017, publicou Marketing existencial, analisando por que a produção de bens da época atual se confundiu com os anseios existenciais dos indivíduos e deixou de atender à mera satisfação das necessidades básicas. Seu livro mais recente é Amor para corajosos: reflexões proibidas para menores, que tem o amor romântico, chamado pelos medievais de “doença da alma”, como foco principal.


Leia Mais Veja todas