“Neste Instituto, temos pesquisas para melhorar a vida das pessoas”, diz Governador

Eduardo Leite acompanhou o andamento das obras de triplicação do Instituto do Cérebro

20/12/2019 - 16h47
Visita as obras do Instituto do Cérebro, Eduardo Leite, governador

No térreo, a maquete da projeção do prédio / Foto: Bruno Todeschini

“O Rio Grande do Sul é um estado de gente empreendedora e aqui, na PUCRS, pode se ver isso a partir do Instituto do Cérebro, com toda essa capacidade empreendedora e de inovação numa área que o estado se destaca, a da saúde. Neste Instituto, temos pesquisas para melhorar a vida das pessoas, principalmente nas questões neurológicas”. Esta foi a mensagem transmitida pelo Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, após visita às obras da fase dois do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), ocorrida na manhã desta sexta-feira, dia 20 de dezembro. A triplicação do Instituto é a primeira obra do Campus da Saúde da PUCRS.

O encontro também contou com as presenças do vice-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Luiz Corrêa Noronha; além do reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira; o vice-reitor e diretor do InsCer, Jaderson Costa da Costa; pró-reitores, demais representantes da reitoria e do Hospital São Lucas, professores e pesquisadores da PUCRS.

Em relação ao encontro, o diretor do InsCer definiu como muito rico, pois o governador mostra-se atento a assuntos relacionados à inovação e à saúde. Também enfatizou a presença do vice-presidente do BRDE, entidade que contribuiu significativamente na captação de recursos. “Chamou a atenção de ambos que somos um núcleo de excelência, um catalizador para outras ações. A nossa expertise pode se propagar em outras iniciativas no Estado, um efeito multiplicador”, comentou.

Visita as obras do Instituto do Cérebro, Eduardo Leite, governador

Segundo andar do InsCer / Foto: Bruno Todeschini

Na visita foi apresentado o andar térreo (local aonde ficarão os espaços de acolhimento, bistrô e auditório), no qual estão uma maquete e painéis com projeções da ampliação do prédio. Os visitantes também tiveram acesso ao segundo pavimento, ambiente que, futuramente, abrigará as salas de ressonância, atendimento e administração. Além desses andares, o prédio possui o terceiro pavimento, espaço para pesquisas e laboratórios.

A inauguração da nova estrutura do InsCer está prevista para o início do segundo semestre de 2020. Sobre o andamento das obras, a parte estrutural está em fase final. “Em breve, iniciaremos todas as instalações, que são: hidráulicas, elétricas, alvenaria, entre outras”, complementou o gerente de infraestrutura da PUCRS, Hélio Giaretta.

A fase dois do InsCer

Com investimento do programa Inovação Crítica, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Universidade, o anúncio das obras foi realizado em novembro de 2018, durante as comemorações dos 70 anos da PUCRS. Referência em neurociência no Brasil e no exterior, o InsCer receberá mais espaço para pesquisas e projetos na área.

O Instituto vai triplicar de área física, passando dos atuais 2,5 mil metros quadrados para 9,3 mil metros quadrados. Essa obra permite duplicar o número de pacientes atendidos, de 1,2 mil ao mês para 2,5 mil, e aumentar o número atual de 73 funcionários.

Confira a galeria de fotos: