Museu tem programação especial com descontos em maio

Ações ocorrem em comemoração ao Dia das Mães e ao Dia Internacional dos Museus

03/05/2019 - 13h10
museu de ciências e tecnologia, mct, pucrs

Foto: Camila Cunha

Em comemoração ao Dia das Mães e a ao Dia Internacional dos Museus, o Museu de Ciências e Tecnologia tem programação especial para o mês de maio. Nos dias 12 e 18 de maio o espaço oferece meia-entrada para todos os visitantes.

Na semana das mães, o espaço traz o Minuto da Ciência Mães Geniais, que ocorre de 7 a 9 de maio, às 15h30min. A atividade propõe uma reflexão sobre a relação entre mães e filhos no mundo animal. Do dia 14 ao dia 19 de maio, durante a 17° Semana Nacional dos Museus, os visitantes poderão assistir a ações educativas, que englobam Arqueologia, Ilustração Científica, Mulheres na Ciência, Literatura, e a atividade Uma Viagem à Evolução, uma proposta de visita guiada que argumenta com ambiente terrestre, biodiversidade e evolução das espécies.

No mesmo mês, o evento Uma Noite no Museu, conta este ano, com o mistério de um astronauta, que precisa reunir uma equipe de pequenos cientistas em uma noite de aventuras e descobertas. Crianças de 9 a 12 anos podem participar através de inscrição pelo e-mail:  pucrs.br/mct/noite-museu

Confira a programação completa de atividades:

  • Biodiversidade de rãs venenosas na Amazônia

7 de maio, terça-feira às 11h e 10 de maio, sexta-feira, às 15h

Confira o diverso mundo das rãs venenosas e suas adaptações nos diferentes ambientes em que habitam, nesta atividade interativa.

  • Mães Geniais 

7 a 9 de maio – De terça a quinta-feira, às 15h30min

O cuidado com os filhos e filhas não é exclusivo da espécie humana. Para garantir a sobrevivência e o sucesso reprodutivo de suas espécies, diversos animais cuidam de seus filhotes, desde antes do nascimento até a idade adulta. No mês das mães, saiba mais sobre esse comportamento.

  • Desenvolvimento Embrionário

8, 10 e 12 de maio – Quarta, sexta e domingo às 15h30min

Conheça as etapas da gestação humana observando réplicas do bebê dentro do útero materno, nessa atividade interativa na exposição do Museu.

  • Sábado Genial – Construindo um motor elétrico

11 de maio – Sábado, das 13h30min às 17h

Gosta de montar seus próprios experimentos?

Vem construir o seu próprio motor elétrico em uma tarde repleta de experiências em um laboratório do Museu.

Atividade para crianças dos 7 aos 12 anos. As vagas são limitadas.
Inscrições e outras informações em: pucrs.br/mct/sabado-genial

17ª Semana Nacional dos Museus – Museus como núcleos culturais: O futuro das tradições

  • A arqueologia vai ao Museu

14 de maio, terça-feira, às 11h e às 15h30min

Surpreenda-se com as técnicas de produção das civilizações antigas e aprofunde-se em seus hábitos, tradição e cultura traduzidos pela Arqueologia.

  • Ilustração Científica

15 de maio, quarta-feira, às 15h30min

Descubra os aracnídeos expostos no Museu, utilizando instrumentos de observação e sinta nos olhos a dificuldade e complexidade do trabalho desenvolvido na catalogação de novas espécies.

  • Mulheres na Ciência

16 de maio, quinta-feira, às 15h30min

Conheça a importância histórica de cientistas que revolucionaram o mundo com sua pesquisa e desafiaram as barreiras sociais, quebrando paradigmas.

  • Ciência na Literatura

17 de maio, quinta-feira, às 15h30min

O que a literatura tem em comum com experimentos interativos do Museu?

Vire as páginas de obras consagradas e surpreenda-se nessa atividade que celebra a literatura.

  • Uma viagem à evolução

4, 18 e 19 de maio às 15h30min

A ocupação do ambiente terrestre, a biodiversidade do planeta e até mesmo o desenvolvimento da ciência estão ligados a evolução das espécies. Mas você sabe o que é a evolução? Embarque nessa visita orientada por mediadores do Museu e desvende teorias que irão testar os seus conhecimentos.

  • Uma Noite no Museu

17 a 18 de maio, das 21h às 8h da manhã

Será que existe vida em outros planetas?

Na busca incessante por uma resposta, o astronauta do Museu vem tentando se comunicar com seres extraterrestres por meio de sinais de rádio. E nos últimos dias, algumas manifestações enigmáticas foram registradas como uma possível resposta. Agora, nosso astronauta precisa reunir uma equipe de pequenos cientistas para decifrar esse mistério em uma noite de muitas aventuras e descobertas. Atividade para crianças dos 9 aos 12 anos. As vagas são limitadas. Inscrições e outras informações em: pucrs.br/mct/noite-museu

  • Diversidade de Abelhas

24 de maio, às 15h

O mundo das abelhas apresenta uma diversidade de tamanhos, cores e formas. Vem descobrir a diversidade de abelhas e surpreender-se com as encontradas no Rio Grande do Sul sua importância para a agricultura, nesta atividade interativa.

  • Genial Idade – Plásticos e o nosso planeta

28 de maio, das 14h30min às 16h30min

 A reciclagem dos plásticos e a saúde do nosso planeta são tema da segunda edição do programa voltado para jovens acima de 60 anos ou mais. Em uma tarde no Museu, será possível aprender de maneira lúdica e testar seus conhecimentos. Atividade para jovens acima de 60 anos. Investimento: R$20,00. As vagas são limitadas. Inscrições e outras informações em: [email protected]

 

 


Leia Mais Veja todas