Semana Nacional de Museus é celebrada com programação especial

Desconto no valor dos ingressos do Museu de Ciências e Tecnologia e oficinas especiais são algumas das atrações

16/05/2018 - 17h09
museu, mct, museu de ciência e tecnologia

Foto: Bruno Todeschini

De 14 a 20 de maio, é celebrada a 16ª Semana Nacional de Museus. O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) fará parte dessa iniciativa trazendo uma programação com ações educativas entre os dias 15 e 22 de maio. A ação trará oficinas e edições especiais Minutos da Ciência, atividade orientada por curadores e mediadores que busca apresentar curiosidades sobre diversos tópicos para os visitantes. Além disso, no dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus, todos os visitantes pagam o valor da meia-entrada, no valor de R$ 16,00.

 

Onocolus

2018_05_16-mct_aranhaA programação oferece ainda uma chance única. Você pode ajudar os cientistas do MCT a nomear uma nova espécie de aranha, que está sendo descrita pelos aracnólogos da equipe. A aranha, que pertence ao gênero Onocolus, possui tamanho médio, pernas grossas com alguns espinhos, corpo verde e abdômen semelhante a um escudo. É bastante rara, com apenas dois registros encontrados nas Amazônias Colombiana e Brasileira. Sem um nome científico completo, a nova espécie não pode ser reconhecida em outros lugares do mundo. Você pode ajudar a equipe do Museu a construir essa “certidão de nascimento”. Para isso basta votar no link http://bit.ly/2IHSA2X.

 

Confira a programação*

Conectando tecnologias
17 de maio – 10h
18 de maio – 15h30

Você sabe o que é tecnologia? Que ela nem sempre foi da forma como a conhecemos? Volte ao passado com os arqueólogos do Museu e entenda a relação de diferentes povos com a tecnologia.

 

Minuto da Ciência – Peixes e suas diferentes formas
18 de maio –  15h

Peixes marinhos e de água doce apresentam uma grande diversidade em suas estruturas, considerando seus modos de vida e alimentação. Conheça suas diferentes formas nessa atividade mediada por pesquisadores da Coleção de Peixes do Museu.

 

Oficina: O mundo microscópico
19 de maio – 14h e 16h

O mundo visto a olho nu é interessante, mas quando observado pelas lentes de um microscópio torna-se fantástico. Esse instrumento amplia imagens muito pequenas, permitindo a ciência estudar e compreender micro-organismos. Jovens cientistas, dos 7 aos 12 anos, estão convidados para desvendar os mistérios do mundo microscópico em uma tarde repleta de experiências em um laboratório do Museu. As inscrições devem ser feitas através do e-mail: [email protected]. As vagas são limitadas. Investimento: R$10,00 adicionais ao valor do ingresso.

 

Um tour pelo Universo
19 e 20 de maio – 15h30

Explore os astros, os planetas, as constelações e as estrelas que vemos no céu de Porto Alegre, embarcando em uma viagem mediada pela tecnologia de aplicativos para smartphones e experimentos da exposição do Museu.

 

Minuto da Ciência – A vacina e as doenças virais
22 e 29 de maio – 15h30

É comum observarmos a realização de campanhas coletivas que incentivam a vacinação da população. Mas o que é a vacina? Entenda o que são os vírus e suas características e qual a importância das vacinas contra a gripe e a febre amarela.

 

Onocolus

Os aracnólogos do Museu estão descrevendo uma nova espécie. A aranha, que pertence ao gênero Onocolus, possui tamanho médio, pernas grossas com alguns espinhos, corpo verde e abdômen semelhante a um escudo. É bastante rara, com apenas dois registros encontrados nas Amazônias Colombiana e Brasileira. Sem um nome científico completo, a nova espécie não pode ser reconhecida por cientistas em outros lugares do mundo. Você pode ajudar a equipe do Museu a construir essa a “certidão de nascimento”. Para isso basta votar no link http://bit.ly/2IHSA2X.

 *A programação pode sofrer alterações sem aviso prévio.

 

Conheça o Museu

O Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS (MCT) apresenta um ambiente interativo, criado para despertar a compreensão de conceitos e teorias da ciência para todas as idades. Com experimentos lúdicos distribuídos em três pavimentos e dois mezaninos, as exposições e o acervo fazem com que o visitante seja o protagonista de seu próprio aprendizado. Além disso, uma equipe de mediadores oferece apoio para esclarecer dúvidas e tornar o passeio uma experiência rica e estimulante.

Marca mais lembrada na categoria Museus do prêmio Top of Mind, da Revista Amanhã, desde 2011, figura também entre os 10 melhores Museus do Brasil, na Traveller’s Choice Brasil. Funciona de terças a sextas, das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 10h às 18h.


Leia Mais Veja todas