Museu de Ciências e Tecnologia reabre com programação especial

Exposição Matéria e Energia e ações educativas são destaques durante o mês de abril

02/04/2019 - 10h34
museu de ciências e tecnologia, mct, pucrs

Exposição Matéria e Energia é a grande novidade do Museu / Foto: Camila Cunha

Para marcar a sua reabertura, após um período de obras de melhorias, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) criou uma programação especial com muita ciência e diversão. Uma das atrações é a exposição Matéria e Energia, que foi remodelada e conta com experimentos interativos e peças da coleção de Mineralogia do Museu. A mostra é alusiva ao Ano Internacional da Tabela Periódica, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular a difusão de informações sobre o tema.

O Museu funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 10h às 18h. Os agendamentos das visitas de grupos podem ser realizados por meio deste link. Já para agendar pelo Programa Escola-Ciência (Proesc), desenvolvido especialmente para crianças e jovens em idade escolar que fazem parte de famílias de baixa renda, pode ser efetuado neste link. Mais informações pelo telefone (51) 3320.3521 ou pelo e-mail [email protected].

Confira a programação do mês de abril:

museu de ciências e tecnologia, mct, pucrs

Foto: Camila Cunha

Exposição Matéria e Energia

O físico Carl Sagan dizia que somos “material das estrelas”. De fato, os elementos químicos originados no Big Bang ou em posteriores colapsos estelares são a matéria-prima de uma maravilhosa fábrica chamada universo. Eles são os ingredientes que compõe tudo o que conhecemos e podemos observar. Nesta mostra é possível interagir uma tabela periódica gigante, provoque uma reação em cadeia, observe vestígios de partículas subatômicas e muito mais.

5, 7 e 10 de abril – às 15h30min – Minuto da Ciência: Rochas & Minerais

Abundantes na natureza, essas estruturas são resultado de milhões de anos de processos inorgânicos. O público pode conhecer exemplares que compõem o acervo do Museu, verificando o que torna diferentes a rocha e o mineral.

14, 16 e 17 de abril – às 15h30min – Minuto da Ciência: Páscoa Genial

Se os coelhos não põem ovos, as aves, os répteis, os peixes e os insetos os põem nas mais variadas formas. É o momento para conhecer essa diversidade e se surpreender com o significado dos símbolos da Páscoa.

13 de abril – das 13h30min às 17h – Sábado Genial: A Química do Chocolate

Do aroma ao sabor, o chocolate possui diversas substâncias químicas que atuam em nosso corpo. É a oportunidade se inscrever pequenos cientistas de 7 a 12 anos para participar de uma experiência deliciosa no laboratório de Química do Museu. O investimento é de R$ 70,00 e as vagas são limitadas. Mais informações e inscrições pelo site pucrs.br/mct/sabado-genial/.

23, 27 e 28 de abril – às 15h30min – Minuto da Ciência: Ciência na Literatura

Os visitantes vão conferir o que a literatura tem em comum com experimentos interativos do Museu. É a oportunidade de virar as páginas de obras consagradas e se surpreenda nessa atividade que celebra o Dia Mundial do Livro.

24 e 25 de abril – das 14h às 17h – Jovem Genial: Vírus

Diferentemente do que ocorre na biologia, o vírus na informática é um programa desenvolvido para infectar computadores ao fazer cópias de si mesmo, muitas vezes roubando informações do usuário. O vírus biológico atua da mesma maneira, derrubando sistemas do corpo humano. Para jovens entre 12 a 17 anos e quer entender essa relação, é uma atividade para ter uma experiência nos laboratórios especiais e na exposição do Museu. O investimento é de R$40,00 e as vagas são limitadas. Mais informações e inscrições pelo e-mail [email protected].

30 de abril – às 14h30min às 17h – Genial Idade: Vírus

Você tem ideia da diversidade de vírus que existem? Sabia que nem todos atacam células humanas? Voltada especialmente para pessoas acima dos 60 anos,  essa atividade é possível compreender a sistemática do vírus e a importância das vacinas. O investimento é de R$20,00 e as vagas são limitadas. Mais informações e inscrições pelo e-mail [email protected].

Confira a galeria de fotos: