Mostra destaca pesquisa em cristalografia

Exposição no Museu apresenta trabalho do Ir. Jacob Ignácio Kuhn

25/04/2019 - 17h41
Abertura Mostra Ir Jacob, MCT, Museu, Cristalografia

Foto: Bruno Todeschini

Abertura Mostra Ir Jacob, MCT, Museu, Cristalografia

Foto: Bruno Todeschini

O Museu de Ciências e Tecnologia sedia a Mostra Irmão Jacob – Amor e dedicação marista à pesquisa em cristalografia, a ciência que classifica e descreve os cristais, em suas estruturas, suas formas e nas leis que presidem o seu processo de formação. A exposição temporária ocorre até o final de maio. É formada por painéis, livros e modelos em cristalografia. A abertura foi prestigiada pelo reitor, Ir. Evilázio Teixeira. A visitação no MCT é de terça a sexta, das 9h às 17h, e sábados domingos, das 10h às 18h.

Ir. Jacob Ignácio Kuhn tem 95 anos. Ex-prefeito universitário da PUCRS, de 1976 a 1978, começou o serviço de vigilância da Universidade, criou a numeração dos prédios e projetou a construção do prédio 20. Atuou por 20 anos na Amazônia, onde estimulou o plantio de hortaliças no Campus Avançado Alto Solimões. Lecionou no curso de História Natural da Universidade, destinando espaço para coleções de zoologia, botânica e anatomia, que mais adiante deram início ao Museu de Ciências e Tecnologia. Foi professor nos Colégios Maristas Champagnat e Rosário e em escolas de São Gabriel, Lajeado e Erechim. Antes de se formar em História Natural, se tornou monitor de turma e, com o diploma, passou a professor assistente de mineralogia e cristalografia no mesmo curso e na Química.

Quando voltou da Amazônia, de 1983 até fim de 2004, começou a reformular a cristalografia. Nunca se esqueceu quando uma aluna lhe disse que era muita decoreba. Então procurou otimizar, sistematizar e colocar as mesmas classes para todos os sistemas. Simplificou a forma de denominação.

Leia a reportagem completa com seu perfil na Revista PUCRS.