Momento Calouros proporciona boas-vindas a alunos

Atividades de apresentação da Universidade e de integração ocorreram no dia 26 de março

28/03/2018 - 15h30

Foto: Bruno Todeschini

Os calouros do primeiro semestre de 2018 foram oficialmente recepcionados pela Universidade, que preparou uma programação especial para apresentar as novidades do ano letivo – como o movimento de transformação PUCRS 360° e os serviços, programas e conveniências disponíveis no Campus. Apresentações da banda JJ Acoustic Sound e um bate-papo interdisciplinar foram algumas das atrações direcionadas às turmas da manhã e da noite, no dia 26 de março.

Confira, a seguir, imagens do evento.

Foto: Bruno Todeschini

O Reitor Ir. Evilázio Teixeira (ao microfone), acompanhado dos pró-reitores, deu as boas-vindas aos alunos, abordando os eixos do movimento de transformação da Universidade.

Foto: Bruno Todeschini

Em seguida, um bate-papo interdisciplinar sobre os diferenciais acadêmicos e de mobilidade da PUCRS esclareceu dúvidas e apresentou possíveis caminhos para os calouros. Participaram a professora da Escola de Ciências da Saúde Manoela Ziebell, um diplomado empreendedor que desenvolveu seu negócio no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) e uma diplomada relatando sua experiência internacional.

Além do Momento Calouros, cada Escola preparou programações individuais para o início das aulas, voltadas a alunos novos, veteranos e aos pais dos estudantes.

Escola de Ciências da Saúde

Os alunos de cada curso foram acolhidos pelas respectivas comissões coordenadoras em sala de aula. As mudanças previstas para a Universidade foram expostas em vídeos institucionais e apresentações. No dia 24 de março, o curso de Odontologia promoveu mais uma edição da tradicional recepção às famílias dos alunos. Estavam presentes a coordenadora do curso, professora Angélica Fritscher, e os demais membros da comissão coordenadora, bem como o decano Luciano Castro. Representantes do Escritório de Carreiras conversaram com os pais sobre as possíveis trajetórias profissionais dos alunos do curso.

Outro destaque é a customização do espaço Cozinha Show, do curso de Gastronomia. As paredes foram ilustradas pela arquiteta diplomada pela PUCRS Suyê Zucchetti.

Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos

Calouros participaram de um bate-papo com a coordenação dos cursos na manhã do dia 13 de março. Realizada no auditório da Escola, a atividade teve o objetivo de promover um encontro entre os alunos de Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Produção Audiovisual e Relações Públicas e dar início ao movimento de integração entre os Cursos. Mais informações estão disponíveis neste link.

Escola de Direito

Após o término do período de matrículas, a Escola de Direito promove um encontro no auditório do prédio 11, conduzido pelo decano Fabrício Pozzebon. O objetivo é esclarecer dúvidas sobre o curso e serviços da Universidade no geral. Assim que houver a confirmação da data, será comunicado aos estudantes.

Escola de Medicina

No dia 23 de março, os calouros foram recepcionados em encontro no Anfiteatro Irmão José Otão, no Hospital São Lucas da PUCRS, pelo decano Jefferson Braga Silva, a decana associada Margareth Salerno, a coordenadora de Graduação Maria José Zanella e pelos coordenadores dos cursos de Pós-Graduação. No dia 26 de março, a atividade se repetiu, desta vez voltada aos pais dos graduandos.

Escola de Negócios

No dia 5 de março, a Escola de Negócios foi apresentada de maneira interativa. Alunos foram divididos em grupos e responderam, nos celulares, a uma série de perguntas sobre a PUCRS. As respostas conduziam o jogo a uma segunda etapa, onde eles recebiam uma pergunta e deviam achar a resposta no Campus – “Quero fazer um intercâmbio para o Canadá. O que devo fazer?”, perguntava uma das fases. A resposta seria encontrada no Setor de Mobilidade Acadêmica (prédio 1).

Destinado aos pais dos graduandos, o Papo Coruja ocorreu no dia 17 de março, com o intuito de esclarecer dúvidas sobre questões acadêmicas e financeiras. A atividade foi conduzida pelos coordenadores dos cursos, pelo setor financeiro, o decanato e a secretaria da Escola. No mesmo formato, a atividade ocorreu novamente no dia 19 de março, voltada aos alunos de que desejam fazer transferência para a PUCRS.

A aula inaugural Doing Business in China, ministrada pelo professor da Universidade de Pequim Jeffrey Towson, ocorreu no dia 27 de março, encerrando as atividades de volta às aulas da Escola de Negócios.

Escola Politécnica

Junto ao painel de assinaturas que decorou o lounge da Escola, professores apresentaram a Universidade e o movimento PUCRS 360° a calouros e veteranos. Os graduandos também foram recepcionados nos novos espaços da Politécnica, como a maquetaria, denominada Espaço Maker, e o espaço de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) da Graduação em Arquitetura e Urbanismo.