Ministro da Educação conhece instalações do Tecnopuc e do Instituto do Cérebro

20/07/2018 - 09h11
Visita do Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva

Foto: Bruno Todeschini

O ministro da Educação Rossieli Soares da Silva esteve na PUCRS no início da noite desta quinta-feira, 19 de julho. Em sua primeira passagem pela Universidade como ministro de Estado, acompanhado do deputado federal Osmar Terra, foi recebido pelo vice-reitor e diretor do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), Jaderson Costa da Costa, o assessor da Reitoria, Solimar Amaro, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carla Bonan, e o chefe de Gabinete, Alexander Goulart. Durante a visita, conheceu estruturas do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) e do InsCer.

No Parque, conduzido pelo diretor Rafael Prikladnicki, visitou o Global Tecnopuc, a Linha do Tempo, o Laboratório de Criatividade (Crialab), o espaço de Coworking e o Freezone. No InsCer, as instalações foram o Centro de Produção de Radiofármacos – onde são produzidos os radiofármacos posteriormente injetados em pacientes para a realização de determinados exames de imagem – e a área de assistência da Instituição. Também ficou a par das pesquisas realizadas no campo do aprendizado com crianças e adolescentes, especialmente os projetos Acerta e Viva, ambos apresentados pelo coordenador Augusto Buchweitz.

Soares da Silva, surpreendeu-se positivamente com as duas estruturas. “O Instituto do Cérebro faz um trabalho de pesquisa importante, desde a Educação Básica até as situações de saúde que requerem tratamento de origem radioativa, o que é fundamental e raro, desenvolvendo medicamentos especiais para as pessoas sem interesse comercial. Ao mesmo tempo há pesquisas sobre o processo de alfabetização de uma criança, como o cérebro se comporta. Isso deve nortear nossas políticas públicas educacionais nacionalmente”, projetou o ministro.

Sobre o Tecnopuc, avaliou como “uma visita instigante e curiosa, em um ambiente de empreendedorismo, de criação e desenvolvimento de ideias com parceria de empresas, da academia e juntando todos os pilares num espaço totalmente inovador. Começamos até a discutir projetos possíveis envolvendo escolas públicas. Espero, junto com a Capes, que possamos continuar estabelecendo parcerias”, afirmou Soares da Silva

O vice-reitor destacou a importância da presença do ministro no Campus, afirmando que “tivemos a oportunidade de apresentar o Tecnopuc e suas várias inserções, não somente na área tecnológica, mas sua relação com a sociedade e o ensino, não apenas o Superior, mas também o Ensino Médio. Mostramos que aqui nós oportunizamos a todos os estudantes da rede pública desenvolver empreendedorismo e novos aprendizados. Uma das áreas fortes, e pela qual o ministro se encantou, por representar o DNA do Ministério da Educação, foi a pesquisa voltada ao desenvolvimento do aprendizado, mostrando como as crianças aprendem a ler, porque apresentam dificuldades e qual a influência da violência”, concluiu Costa da Costa.