Miguel Zabalza conhece o movimento PUCRS 360º

Especialista na formação de professores foi recebido no Salão Nobre da Reitoria

11/05/2018 - 15h17
Visita do professor Miguel Zabalza

Foto: Bruno Todeschini

Nesta quinta-feira, 10 de maio, a Reitoria recebeu a visita do presidente da Associação Ibero-americana de Docência Universitária (AIDU), Miguel Angel Zabalza Beraza. O professor da Universidade de Santiago de Compostela (USC), referência mundial em currículo e formação de professores, esteve no Campus para conhecer as iniciativas do movimento 360º. Zabalza possui mais de 20 anos de relação com a PUCRS, e também veio a Porto Alegre devido à participação em grupos de pesquisa da Universidade e em outras ações ligadas à Educação Superior.

Pela manhã, o fundador do Congresso Ibero-americano de Docência Universitária (CIDU) esteve no Gabinete da Reitoria, com as presenças do reitor Ir. Evilázio Teixeira, do vice-reitor, Jaderson Costa da Costa, do pró-reitor de Graduação e Educação Continuada, Ir. Manuir José Mentges, e da professora Maria Inês Corte Vitoria, que atua na Escola de Humanidades e preside o 10º CIDU. O evento, promovido bienalmente, está completando 20 anos e será realizado pela primeira vez no Brasil, tendo a PUCRS como sede.  Para Zabalza, o CIDU contribuiu ao longo de suas edições principalmente na construção de uma perspectiva pedagógica do trabalho que se faz nas universidades, ensinando ao corpo docente que também faz parte do seu trabalho saber motivar os estudantes, desenvolver boas avaliações e bons planejamentos.

Em outubro, durante o evento, Miguel Zabalza será homenageado com o título de Doutor Honoris Causa, como reconhecimento aos trabalhos realizados com grupos de pesquisa da PUCRS e sua contribuição para a formação de professores. Ir. Manuir José Mentges destaca a importância da atuação de Zabalza para o movimento PUCRS 360º, o qual tem como base para a transformação um olhar atento sobre o currículo e preparação dos docentes.  “O mais importante em uma Universidade que chega a 70 anos, como a PUCRS, são as pessoas. Nós só chegamos aqui porque tivemos ao longo desses anos muito investimento em formação de pessoas, especialmente professores e técnicos”, afirma o pró-reitor.

Zabalza também assistiu ao último encontro do Ciclo Preparatório PUCRS 2017-2018, que busca preparar a comunidade acadêmica da Universidade para o Terceira Conferência Regional da Educação Superior da América Latina e Caribe (Cres) – Unesco Iesalc, que será realizada em Córdoba (Argentina), em junho.


Leia Mais Veja todas