Melhorias no estacionamento qualificam o serviço e ampliam a segurança

Entre as novidades estão as vagas com valores econômicos para os alunos, além da instalação de mais de 100 novas câmeras de segurança

26/02/2020 - 13h34
Estacionamento da PUCRS

Foto: Arquivo PUCRS

Mais segurança e recursos tecnológicos, que visam maior agilidade nos serviços; além da ampliação do acesso aos alunos com tarifas mais econômicas e melhorias no fluxo de veículos gerando mais praticidade aos alunos e à comunidade que circulam pelo Campus da Universidade. Essas são algumas das melhorias promovidas pela PareBem, empresa responsável pela gestão dos estacionamentos da Universidade, a serem implantadas ao longo do primeiro semestre de 2020.

Uma das principais novidades é um benefício exclusivo para os alunos da PUCRS: vagas mais econômicas pelo valor de R$5,00 em cada acesso. Separados por cancelas, com limite de vagas, os novos espaços estão localizados no Prédio 50 (próximo à Av. Ipiranga) e no prédio 41 (próximo à Av. Bento Gonçalves). Além disso, serão mantidos, para os estudantes credenciados, os valores promocionais nos acessos ao Parque Esportivo por R$ 4,50 (até 3h) e ao Hospital São Lucas (HSL) por R$ 5,50, das 18h30 à 0h, no período letivo.

Mais segurança para alunos e comunidade

Para obter um maior controle de circulação de veículos, foram instaladas 164 novas câmeras com dispositivos leitores de placas nas entradas e câmeras de reconhecimento facial nos terminais de pagamento e de saída. Já no pátio do estacionamento foram instaladas câmeras de monitoramento em tempo real.

Tecnologia que garante comodidade e agilidade

Os acessos de entrada e saída das leitoras dos estacionamentos ganharão maior agilidade por meio da instalação de um novo servidor e cerca de 5,5 quilômetros de fibra ótica. A empresa também instalou 24 novas estações de pagamento automatizadas pelo Campus, além de três novas cancelas no prédio 40, o que permite que o próprio usuário realize o pagamento, sem a necessidade de ir até os caixas assistidos. Também haverá uma nova cancela do HSL para o Parque Esportivo, com o intuito de permitir uma maior comodidade aos usuários, que optem em sair pela Avenida Cristiano Fischer.

Além disso, haverá um novo retorno em frente ao Tecnopuc, permitindo um maior e melhor fluxo dos veículos, e implantação de espaços para motos no Parque Esportivo.

Novas formas de pagamento

Em breve, os usuários poderão pagar o estacionamento por meio de carteiras digitais, como PicPay e Mercado Pago, por exemplo. E, ao longo do ano, a previsão é automatizar o processo de pagamento para quem desejar, por meio da tecnologia de antenas com tags (localizadas no para-brisa do veículo), que identifica o veículo e realiza a cobrança diretamente no cartão de crédito cadastrado.

Acesse a tabela das tarifas