MCT-PUCRS recebe a Primavera dos Museus, Open Campus e palestras

Museu de Ciências e Tecnologia tem programação intensa até o final de setembro

17/09/2018 - 18h43

primavera dos museus, museu de ciências e tecnologiaO Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS entra na segunda quinzena de setembro com agenda repleta de atrações para diferentes públicos e interesses. O calendário traz programações para crianças, jovens e adultos. O destaque do roteiro é a participação na Primavera dos Museus, temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, com o objetivo de estimular a valorização destes espaços. As oficinas e visitações são interrompidas apenas na quinta-feira, dia 20, devido ao feriado comemorativo da Semana Farroupilha. Mais informações sobre datas, horários e inscrições podem ser obtidas pelo fone (51) 3320-3521 ou pelo site.

Primavera dos Museus

De 17 a 23 de setembro, o MCT recebe a Primavera dos Museus, atividade cultural com exposições em todo o país. Para a ocasião, foram preparadas ações educativas relacionadas à temática Celebrando a Educação em Museus.

Será lançado o e-book Ciência e Cuidado, da Coleção Museum, em parceria coma Escola de Ciências da Saúde. A obra é fruto da exposição de mesmo nome que divulga o legado de Florence Nightingale, considerada a fundadora da Enfermagem Científica. A exposição pode ser visitada no segundo pavimento.

O Roteiro de Atividades Educativas Marcas da Evolução também será distribuído para professores e alunos. O material auxilia na compreensão e análise da exposição Marcas da Evolução, e permite o desenvolvimento de exercícios a partir de seu conteúdo. O propósito é estimular o trabalho conjunto entre mestres e estudantes.

Open Campus e Marcas da Evolução

No dia 19, quarta-feira, a PUCRS sedia o Open Campus 360º, a maior experimentação universitária do Sul do Brasil. Participantes do evento identificados podem explorar as instalações do Museu gratuitamente e embarcar em visitar guiadas, com foco em conteúdos de vestibular.

Uma Noite no Museu

Voltado para o público infantil, o programa Uma Noite no Museu ocorre no dia 28, sexta-feira. Crianças de 9 a 12 anos poderão acompanhar, por meio de brincadeiras lúdicas, investigações e descobertas científicas. O objetivo é proporcionar aos pequenos uma primeira imersão no mundo da Ciência. Mais informações sobre valores e horários podem ser obtidas pelo site.

Comunicação entre anfíbios

A última atividade do mês acontece no sábado, dia 29. A comunicação entre anfíbios será o tema de estudo. Curiosidades e características da vida e comunicação dos anuros (sapos, rãs e pererecas) serão abordadas em uma breve palestra, das 15h às 15h30min.