MasterClass Planeta Atlântida ensina teoria e prática dos grandes eventos

Promovido pela PUCRS e pelo Grupo RBS, curso de extensão teve atividades em janeiro e março

01/04/2019 - 18h42
Master Class Planeta Atlântida

Marcelo Leite e Cristiane Mafacioli. Foto: Bruno Todeschini

Alunos do MasterClass Planeta Atlântida desvendaram, nos dias 29 e 30 de março, os segredos de planejamento e bastidores do maior festival de música da região Sul. Os estudantes acompanharam 30h de aulas no Campus com professores da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos e representantes do Planeta. Para aprofundar o conhecimento, o curso de extensão combinou prática e teoria: inscritos também participaram, em janeiro, de visitas técnicas às instalações do Parque Planeta, localizado no balneário de Atlântida, no litoral norte. A iniciativa uniu a qualidade acadêmica da PUCRS e a expertise do Grupo RBS na indústria do entretenimento para capacitar profissionais que desejem atuar no ramo de eventos.

Aprendendo com o Planeta

Construção de marca, captação de recursos e ativação, liderança de grandes equipes, engajamento e comunicação, infraestrutura e ambiente. A partir desses temas, 14 palestrantes, professores da Famecos e Profissionais do Grupo RBS, conduziram os alunos pelos processos de organização de eventos de grande porte. No saguão da Biblioteca Central, a inauguração dos módulos ficou a cargo do diretor-executivo de Marketing da RBS, Marcelo Leite, e da decana da Escola de Comunicação, Cristiane Mafacioli. “A meta é sairmos mais preparados, mais prontos para entender e atender às necessidades do mercado e do consumidor”, indicou Leite.

masterclass, planeta atlântida, eventos, curso, living

Orlando Élio conheceu o curso através da Rádio Atlântida. Foto: Camila Cunha

As atividades aconteceram em cinco etapas, nos ambientes da Biblioteca, da ATL House e do Living 360°. Os 131 inscritos acompanharam às aulas com apoio de material multimídia, discutindo desde captação de recursos e estratégias de divulgação até gestão de crise. O participante Orlando Élio Neto, 32 anos, procurou o curso para ampliar conhecimentos antes de ingressar definitivamente na área. “Sou de Pernambuco, ouvi sobre o MasterClass na Rádio Atlântida. Tive uma boa experiência com eventos no passado e decidi arriscar. O curso é uma boa forma de mudar de campo mais preparado”, contou.

Além de abordar tópicos e dilemas recorrentes para quem trabalha com o mercado do entretenimento, os professores também estimularam os inscritos a estabelecerem conexões entre si. “Muitos de vocês já atuam nisso. Façam contatos, se conheçam. Podem sair grandes parcerias daqui. Explorem as possibilidades que essas aulas trazem”, defendeu a decana Cristiane. Assim fez a gerente de compras Ana Maria Brescancini, de 59 anos. A paulista, de passagem por Porto Alegre, encontrou no MasterClass a oportunidade ideal para firmar ligações entre as capitais e descobrir novas formas de fortalecer marcas e cativar o consumidor. “O Planeta é um evento muito forte, vim aprender sobre consolidação de imagem, sobre a relação com quem compra. Isso é muito valorizado aqui. É algo que aprendi e pretendo levar para o meu estado”, afirma.

masterclass, planeta atlântida, eventos, curso, living

Ana buscava novas formas de contato com o público. Foto: Camila Cunha

Só quem vive sabe

Alunos que se inscreveram antecipadamente visitaram as instalações do Parque Planeta, na Sociedade dos Amigos do Balneário de Atlântida (Saba), em 31 de janeiro. Acompanhados pelos organizadores do festival, o grupo explorou as estruturas e conferiu detalhes da montagem e criação de todos os espaços, incluindo o palco principal.