Martina Schulze é reconhecida com o título Mérito Universitário

Diretora do Escritório do DAAD no Rio de Janeiro tem carreira dedicada à integração acadêmica entre Alemanha e Brasil

14/05/2019 - 18h13

Martina Schulze e Ir. Evilázio Teixeira Foto: Bruno Todeschini

A PUCRS concedeu nesta terça-feira, 14 de maio, o título de Mérito Universitário à Dra. Martina Schulze, diretora do Escritório no Rio de Janeiro do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) – Serviço de Intercâmbio. O DAAD tem sede mundial em Bonn, na Alemanha, e é um dos principais parceiros da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A entrega da honraria foi feita pelo reitor Ir. Evilázio Teixeira, no Salão Nobre da Reitoria, em cerimônia prestigiada pelo vice-reitor Jaderson Costa da Costa, pelo cônsul da Alemanha em Porto Alegre, Thomas Schmitt, pelo decano da Escola de Humanidades, Draiton Gonzaga de Souza, e pela diretora do Centro de Estudos Europeus e Alemães em Porto Alegre (CDEA), Cláudia Lima Marques, além de pró-reitores, decanos e convidados.

Graduada em Romanística (espanhol, francês e português), pela Universidade de Hamburg, na Alemanha, e em Linguística Geral, pela Universidade de Córdoba, na Argentina, Martina Schulze defendeu a tese de doutorado sobre Construções infinitas e ambivalência pronominal em Espanhol. Seu currículo inclui atuação como docente e orientadora de dissertações de mestrado, além de cargos de gestão pelo DAAD nas Américas e Europa.

Contribuição para o CDEA

Mérito Universitário, Martina Schulze, DAAD, Alemanha

A homenageada agradeceu à PUCRS pelo seu pluralismo e compromisso social. Foto: Bruno Todeschini

A homenageada, que esteve por diversas vezes na Universidade apresentando os programas de fomento, exerceu um papel decisivo na criação do CDEA, sob a responsabilidade conjunta da PUCRS e da UFRGS. Diversos estudantes da PUCRS foram beneficiados com bolsa do DAAD, nas modalidades de doutorado completo, de doutorado sanduíche, curso de alemão na Alemanha, entre outros. Professores da Universidade também receberam fomento do DAAD para períodos de pesquisa em território germânico.

Em sua saudação, Gonzaga de Souza lembrou o filósofo alemão Hegel, ao falar da carreira de Martina, dedicada a promover conexões entre seu país e outras nações, como o Brasil. “A tua postura de sair de ti e ir ao encontro do outro, da diferença, daquilo que não és, já se encontra num filósofo do século 19, Hegel. Ele afirma: ‘eu tenho minha autoconsciência não em mim, mas no outro; mas esse outro tem sua autoconsciência apenas em mim, e ambos são tão somente a consciência de eu estar fora de si e de sua identidade’”. Nas letras brasileiras, a teorização da postura foi traduzida da seguinte forma por Vinícius de Moraes e Baden Powell, na canção Berimbau: “quem de dentro de si não sai, vai morrer sem amar ninguém”.

Conexão entre nações

Martina exerceu papel fundamental na criação do CDEA. Foto: Bruno Todeschini

Ao ser agraciada por uma universidade católica, Martina recordou suas origens no norte da Alemanha, com a mãe protestante e o pai aberto a diferentes formas de espiritualidade. Agradeceu à PUCRS por seu “pluralismo, abertura cultural e compromisso social”. Para ela, a Instituição é “um lugar em que se faz ciência com racionalidade à luz do humanismo”. A respeito do CDEA, considerou um luxo e um prazer promover a conexão entre as duas nações, pois vê no centro “uma grande inspiração e um farol cuja luz se percebe de muito longe, um farol para a pesquisa nas humanidades que enfrentam uma conjuntura muito negativa atualmente no Brasil”, concluiu.

A fala do Ir. Evilázio destacou a relação Brasil-Alemanha fortalecida pelo trabalho de Martina. “Esse histórico de colaboração evidencia o espirito de fortalecimento da internacionalização e formação de uma comunidade acadêmica que se reconhece com parte de um todo social, com parte de uma rede de conhecimento, de investigação científica e permutas culturais que extrapolam os interesses de cada parte, construindo uma coletividade”, destacou.

Sobre o título

O Mérito Universitário é uma honraria concedida a personalidades de reconhecida contribuição ao ensino, à pesquisa e à extensão e à causa universitária com expressivo impacto para a comunidade e a Instituição.

Confira momentos da homenagem: