Living 360º completa um ano de ensino inovador

O prédio considerado “a sala de aula do futuro” foi inaugurado em 20 de fevereiro de 2019

20/02/2020 - 18h31
Professores conversam em uma das novas salas do Living 360°

Com ambientes inovadores, as salas de aula possuem estruturas flexíveis /Foto: Camila Cunha

Um ano da existência de uma nova forma de aprender e de conviver na Universidade. No dia 20 de fevereiro de 2019, o Living 360º era inaugurado no Campus da PUCRS. No primeiro ano deste ambiente inovador, considerado a “sala de aula do futuro”, foram proporcionadas muitas histórias e acontecimentos.

Somente no segundo semestre de 2019, estiveram no prédio mais de sete mil alunos de graduação e pós-graduação, cursando 231 disciplinas. Localizado no coração do Campus, no prédio 15, o Living 360º possui salas planejadas para favorecer metodologias de ensino inovadoras e aprendizagem ativa, sem estruturas fixas, sendo que tudo pode ser ajustado conforma a proposta da aula.

Em um ano, a estrutura sediou 471 eventos, como Open Campus, Torneio Empreendedor, Maratona de Inovação, Talentos em Ação, Acalanto, Pré-Grad+, Seminário de Desenvolvimento Acadêmico, Encontros da Rede Marista, entre outros.

O ambiente recebeu profissionais renomados do mercado nacional e internacional, como Marcelo Tas, Leandro Karnal, Andy Hargreaves e Paul Zak, que realizaram aulas presenciais como professores do PUCRS Online.

Saiba mais sobre a estrutura do Living 360°

• Apoio ao estudante

– Centro de Atenção Psicossocial (CAP): Oferece orientação psicológica e pedagógica para enfrentar situações e dificuldades que podem estar afetando o processo de aprendizagem.

– Laboratório de Aprendizagem (Lapren): É o serviço que apoia o estudante que está enfrentando dificuldades no conteúdo das aulas.

Laboratório de Ensino e Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Lepnee): Possui ferramentas de apoio e acompanhamento diferenciado para o desempenho acadêmico.

vestibular de inverno, campus, prédio 50, living 360

Áreas de jogos e de alimentação, o ambiente Conviver + / Foto: Camila Cunha

• Aprender+: Área de estudos com cadeiras confortáveis, mesas amplas, internet e conectividade, empréstimo de notebooks e diferentes espaços pensados para os momentos de foco.
  • Auditório e Arena: Dois espaços para receber eventos de diferentes formatos.
  • Casa Bauducco: É a primeira operação no estado tem cafés especiais, além de doces e salgados com a marca de uma das mais tradicionais empresas de alimentação do Brasil.
  • Central do aluno: Dúvidas financeiras, solicitação de documentos, ajustes na matrícula e outros serviços ligados ao vínculo acadêmico podem ser encaminhados na Central de Atendimento ao Aluno.
  • Conviver + (Área de jogos + Área de alimentação): Espaço para encontrar os amigos e conhecer novas pessoas. Conta com uma área de jogos, piano e área de alimentação especialmente preparada para aquecer a comida e higienizar marmita e talheres.
  • Espaço Soneca: Localizado no terceiro andar, é um ambiente para o descanso.
  • Fifteen Sports Bar e Italian Pizza Napoli: São dois empreendimentos. Um bar temático de esportes que conta a história de diversas modalidades e uma pizzaria que possui decoração intimista e aconchegante.

living 360, prédio 15, sala de meditação, centro de pastoral e solidariedade

Sala de Meditação, com ações organizadas pela Pastoral / Foto: Centro de Pastoral e Solidariedade

• Idear: Espaço voltado ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, em estímulo constante à criatividade, ao pensamento crítico e à autonomia, necessários para começar a empreender.
  • Meditação: Um local para respirar fundo e relaxar para controlar a ansiedade e melhorar o desempenho nos estudos e/ou trabalho.
  • Pastoral: No Centro de Pastoral e Solidariedade é possível descobrir como fazer parte de um grupo que participa de ações de voluntariado, retiros, formações e outras atividades. Este também é um ponto fixo de coleta para doações de roupas, alimentos, produtos de higiene, material escolar e outros itens.
  • Pesquisa/ Iniciação Científica: Um espaço para viver experiências acadêmicas de pesquisa científica e experimentação da produção acadêmica.
  • PUCRS Carreiras: Destinado a quem está buscando um estágio ou quer acompanhamento especializado para sua trajetória profissional.
  • PUCRS Store: Apresenta um novo conceito de loja universitária, com sete linhas que incluem desde produtos dos cursos de graduação até papelaria, itens de uso pessoal, coleções especiais, produtos ecossustentáveis e presentes.
  • Sala de Relacionamento: um espaço de acolhida aos atuais estudantes, familiares e visitantes interessados em estudar e conhecer a PUCRS. Neste ambiente, a Rede Alumni oferece oportunidades especiais em uma rede de contatos e benefícios para os diplomados.
  • Secretaria Geral: É responsável pelo atendimento a todos os usuários.