Lei de incentivo à prática de atividade física para idosos é aprovada

Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS tem iniciativa que estimula idosos a jogarem o futebol de campo

08/06/2018 - 11h28
idosos, prática esportivas, piafi

Foto: Bruno Todeschini

Nesta semana, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou o projeto de lei que cria o Programa Incentivo à Prática de Atividade Física por Pessoas Idosas (Piafi). A proposta pretende garantir aos idosos o incremento à prática de atividade física regular. Desta forma poderá contribuir para o rompimento do isolamento social e para a melhora da autoestima, da qualidade de vida e do equilíbrio emocional. Também vai atender as pessoas idosas em suas regiões de moradia, por meio de ações descentralizadas.

Segundo o diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG), Newton Luiz Terra, a prática esportiva contribui para que os indivíduos consigam uma velhice mais autônoma e independente. Pensando nisso, o gerontologista lançou o livro “Futebol de Campo Adaptado para Idosos”, da editoria Edipucrs. A obra tem coautoria com o seu filho, Pedro Augusto Krieger Terra, professor de educação física e responsável pela disciplina de Atividade Física e Envelhecimento, realizada no IGG. No livro estão diversas recomendações as quais esse futebol adaptado pode ser praticado sem riscos à integridade física dos jogadores. Saiba mais na reportagem Nunca é tarde para jogar bola, da Revista PUCRS.