Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Legado de José Saramago é tema de encontro com Pilar del Río e o escritor Jose Luís Peixoto

Evento gratuito e aberto ao público terá o lançamento da obra Autobiografia. Senhas serão distribuídas no dia 5 de julho

27/06/2019 - 10h01
Pilar_Del_Rio e Jose_Luis_Peixoto

Pilar Del Rio / Foto: Rodrigo Benatti e Jose Luis Peixoto / Foto: Patrícia Santos Pinto

A PUCRS e a TAG – Experiências Literárias promovem, no dia 5 de julho, às 19h30min, um encontro sobre a vida, a obra e o legado do escritor José Saramago. O evento conta com as presenças do autor português José Luís Peixoto e de Pilar del Río, presidenta da Fundação José Saramago, e será mediado por Paulo Ricardo Kralik, professor na Escola de Humanidades.  A conversa marca o lançamento do livro Autobiografia, escrito por Peixoto especialmente para comemorar os cinco anos da TAG, que será enviado para cerca de 30 mil assinantes de todo o país através do Kit Curadoria de julho. A atividade é gratuita, aberta ao público e acontece no auditório do prédio 9 da PUCRS (Av. Ipiranga, 6.681 – Porto Alegre), com distribuição de senhas a partir das 18h30min.

Sobre os participantes

Pilar del Río é jornalista, escritora, tradutora e presidenta da Fundação José Saramago. Foi casada com Saramago por mais de 20 anos e traduziu mais de dez obras do escritor para o espanhol, sua língua materna. Além disso, escreveu os livros Los Andaluces e Sobre la traducción.

José Luís Peixoto conheceu Saramago em 2001, quando recebeu o prêmio José Saramago por seu segundo romance, a obra Nenhum Olhar, o que fez dele o mais jovem escritor a vencer a premiação. É autor de dez romances, além de contos, poemas e peças de teatro, e também recebeu o prêmio Oceanos, em 2016, pela obra Galveias. Sobre Peixoto, o próprio Saramago afirmou que era “uma das revelações mais surpreendentes da literatura portuguesa. É um homem que sabe escrever e que vai ser o continuador dos grandes escritores”.

Livro Autobiografia

Em Autobiografia, José Luís Peixoto faz um intrigante jogo metaliterário que traz como personagem principal o escritor José Saramago. O livro se passa na Lisboa da década de 1990, quando é acompanhada a trajetória de um jovem escritor que vê seus caminhos se cruzarem com Saramago. Nasce então uma história onde a realidade e a ficção se combinam num jogo de espelhos que coloca em evidência os desafios maiores da literatura.