Lançado o Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente

Nova estrutura ficará sediada na Fundação Ir. José Otão, no prédio 2 do Campus

22/08/2018 - 18h39
Lançamento do Centro Marista de promoção dos direitos da criança e do adolescente

Foto: Bruno Todeschini

Frente às situações de violência contra crianças e adolescentes, a segregação de pessoas, a deterioração da saúde mental dos jovens e outras questões que ameaçam o bem-estar durante a infância e juventude, foi lançado nesta quarta-feira, 22 de agosto, o Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. A sede está localizada na Fundação Irmão José Otão (Fijo), no prédio 2 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), e tem entre os objetivos a garantia os direitos da criança do adolescente e a capacitação de profissionais e da comunidade em geral para que se engajem no cuidado integral da infância. O evento, ocorrido no auditório da Escola de Direito, contou com a presença do presidente da Rede Marista, Ir. Inácio Etges, do reitor da PUCRS Ir. Evilázio Teixeira e do Ir. Sandro Bobrzyk, presidente da Fijo e coordenador da Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede Marista, além de especialistas da área, representantes do poder público, gestores, educadores e estudantes.

A iniciativa terá duas frentes, a promoção de pesquisas interdisciplinares e a formação e capacitação de agentes e colaboradores dos ambientes acadêmicos, escolares, da saúde e familiares. Os estudos serão focados na prevenção e combate à violência sexual, em alternativas pedagógicas para a inclusão de alunos com transtorno de comportamento e para trabalhar a violência escolar, nos impactos do ambiente familiar e da realidade social na formação da personalidade da criança, além de questões que interfiram na dignidade da vida da criança e do adolescente. Conforme o reitor da Universidade, sediar o centro no Campus permitirá uma intensa aproximação e articulação com inúmeras pesquisas que já estão sendo realizadas nesta temática. “Somaremos esforços e poderemos atuar como vetor para o desenvolvimento de políticas públicas que atendam essa demanda”, afirma Teixeira.

Mobilização de diferentes áreas

Lançamento do Centro Marista de promoção dos direitos da criança e do adolescente

Ir. Inácio Etges / Foto: Bruno Todeschini

De acordo com o Ir. Bobrzyk, coordenador da Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede Marista, já estão programados dois eventos piloto neste semestre, visando certificar os colaboradores da Rede nas áreas médica, do direito e também na sua dimensão social. “Esse projeto está sendo plantado e será cultivado em um dos melhores espaços possíveis para transformar a realidade, que é a universidade, onde há produção do conhecimento e da interação com a sociedade”, destaca o gestor. Ele acrescenta que “Esse projeto precisa de mais parcerias entre os setores público e privado, e de mais corações que pulsem por essa causa”, defendeu.

O Ir. Inácio Etges, presidente da Rede Marista, ressaltou a importância da iniciativa e lembrou o tema da campanha institucional, que convida as pessoas a serem Farol de Esperança. “Esse tema nos convoca a sermos construtores de pontes e um farol de luz. Pontes, no sentido de sermos agentes de mudança, mensageiros de esperança, comprometidos na transformação da vida de crianças e adolescentes e jovens”, sinalizou Etges. O evento também contou com um diálogo, mediado pelo Ir. Bobrzyk, entre os professores Gibsi Maria Rocha e Lucas Spanemberg, da Escola de Medicina e do curso de Especialização em Psiquiatria da PUCRS, respectivamente.

O contato com a equipe da Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede Marista pode ser feito pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3205-3107. O atendimento na Fijo ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 18h, no prédio 2 da PUCRS.


Leia Mais Veja todas