Labelo testa ventiladores pulmonares feitos por voluntários

Equipamentos serão doados aos hospitais de campanha para tratamento da Covid-19

14/04/2020 - 17h34
Labelo testa ventiladores pulmonares feitos por voluntários - Equipamentos serão doados aos hospitais de campanha para tratamento da Covid-19

Foto: Tim Cooper/Unsplash

Os Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica (Labelo) da PUCRS estão realizando testes em ventiladores pulmonares produzidos por um grupo de empresas, engenheiros e técnicos voluntários de Caxias do Sul e cidades vizinhas. Os equipamentos devem ser doados para hospitais de campanha instalados na região, que estão prestando atendimentos relacionados ao coronavírus. A iniciativa é supervisionada pelo Hospital Geral (HG) e pelo Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul (TecnoUCS). 

“O LABELO está acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro para a realização de ensaios para certificação de produtos em atendimento as resoluções da ANVISA, com escopo para a linha de produtos eletromédicos, tendo atuação reconhecida neste mercado”, conta Israel Teixeira, diretor do Labelo. A indústria também reconhece a qualidade e o nível técnico dos relatórios emitidos pelo laboratório, que conta com um completo ecossistema na área. Neste caso o apoio do Setor de Engenharia Biomédica e Clínica do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), que disponibilizou equipamentos adicionais, também foi importante. 

Os equipamentos já passaram por aperfeiçoamentos para melhorar a capacidade de ventilação de urgência, necessária em ambientes hospitalaresA equipe trabalha no projeto desde o início de abril, com avaliações de pressão, volume, frequência e ciclagem dos produtos. 

Ao mesmo tempo, o grupo aguarda a autorização do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para realizar teste clínicos (com pacientes) com o equipamento batizado de Frank 5010. A aprovação depende dos resultados obtidos nos testes de engenharia realizados no Labelo. 

Os próximos passos, após o retorno positivo do Conep, seria firmar parcerias com fornecedores para a fase de produção industrial, conforme a necessidade e demanda da rede de saúde. 

O que são ventiladores pulmonares 

Muito utilizado em momentos de crise ou deficiência em atividades cardiorrespiratórias, o ventilador pulmonar ajuda pacientes quando o corpo não consegue realizar o movimento respiratório por contra própria. Esse tipo de complicação pode acontecer por causa de alguma doença, mas também por problemas no pulmão e coração. 

Como funcionam os testes do Labelo 

labelo

Foto: Bruno Todeschini

Os laboratórios do Labelo realizam diversos tipos de testes, o que possibilita atender as mais diferentes indústrias. Entre eles, estão os de calibração, software, eletrodomésticos, iluminação, saúde, eficiência energética, equipamentos de uso profissional e infraestrutura, ensaios químicos, materiais e componentes e alta tecnologia. 

Dentre os parâmetros avaliados, destacam-se as medições de volume, pressão e concentração de O2, fatores críticos para assegurar que o equipamento cumpre com as funções básicas para as quais foi projetado. “Todos os ensaios simulam a utilização normal do aparelho, expondo-o a condições reais, porém controladas e conhecidas. O pulmão artificial, por exemplo, permite ajustes de parâmetros que variam de pessoa para pessoa, como a complacência e a resistência – características desse órgão relacionadas a eficiência pulmonar do paciente”, explica Israel. 

União no combate à Covid-19 

Outras áreas e unidades da PUCRS também participam de iniciativas de contingenciamento e combate acoronavírus, com o apoio de empresas parceiras e a comunidade. Confira algumas ações: 


Leia Mais Veja todas