Labelo recebe auditoria para avaliar eletrodomésticos

Técnicos da Eletrobras estiveram na PUCRS nesta quarta-feira

Por: Redação Ascom

16/02/2017 - 10h33
A PUCRS realiza testes de eficiência energética em equipamentos como condicionadores de ar, refrigeradores, televisores e ventiladores de mesa e teto. Foto: Camila Cunha - Ascom/PUCRS

A PUCRS realiza testes de eficiência energética em equipamentos como condicionadores de ar, refrigeradores, televisores e ventiladores de mesa e teto. Foto: Camila Cunha – Ascom/PUCRS

Os Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica (Labelo) da PUCRS receberam auditoria da Eletrobras nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, para verificar os serviços de ensaios de eficiência energética em máquinas de lavar, micro-ondas e equipamentos para consumo de água. A partir de agora, o Labelo está à disposição dos fabricantes destes produtos para a realização de testes que conferem o selo Procel e a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia. Integrantes da estatal visitaram o complexo de laboratórios para avaliar a competência técnica, infraestrutura e os equipamentos. “Eles puderam ver pessoalmente a magnitude do trabalho desenvolvido pela Universidade na área” afirma Carlos Bindé Júnior, coordenador de Qualidade do Labelo.

William Mendes de Farias, engenheiro eletricista da estatal, lembra que o trabalho de avaliação realizado no laboratório é um ponto muito importante do processo: “Temos em torno de 37 produtos com o selo Procel no País, em verificação feita por 40 laboratórios”, lembra. A PUCRS já realiza testes de eficiência energética em outros equipamentos, como condicionadores de ar, refrigeradores, televisores, ventiladores de mesa e teto, além de lâmpadas de LED, reatores e motores.

O que é o Procel?

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) promove o uso eficiente da energia elétrica, combatendo o desperdício e reduzindo os custos e os investimentos setoriais. Criado pelo governo federal em 1985, é executado pela Eletrobras, com recursos da empresa, da Reserva Global de Reversão (RGR) e de entidades internacionais.

Instituído em 1993, o Selo Procel de Economia de Energia indica ao consumidor, no ato da compra, os equipamentos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. O objetivo é estimular a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a preservação do meio ambiente.