Jorge Audy recebe Medalha Nacional do Mérito Cientifico

Maior honraria nacional na área foi entregue no Palácio do Planalto, em Brasília

17/10/2018 - 17h35
mérito científico, jorge audy

Foto: Divulgação

O superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, recebeu nesta quinta-feira, dia 17 de outubro, a Medalha Nacional do Mérito Científico, na classe Comendador, como Personalidade Nacional da área de Ciência e Tecnologia. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com participação do ministro da Educação, Rossieli Soares, e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

Concedido pela Ordem Nacional do Mérito Científico (ONMC), o reconhecimento é conferido a personalidades brasileiras e estrangeiras que contribuíram de forma relevante nas áreas científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no Brasil. A Medalha Nacional do Mérito Científico é a maior honraria da área no País. Para o reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira, é motivo de alegria e honra para a PUCRS um reconhecimento dessa magnitude: “o professor Jorge Audy possui uma exitosa trajetória na Universidade e em importantes fóruns nacionais e internacionais, com significativas contribuições na pesquisa, pós-graduação e inovação”, destaca.

Reconhecimento no meio científico

Um dos nomes que integram essa lista é o do neurocientista e diretor do Centro de Memória do Instituto do Cérebro do RS (InsCer), Ivan Izquierdo. Reconhecido internacionalmente pelo pioneirismo nos estudos da neurobiologia, da memória e do aprendizado, ele foi um dos primeiros contemplados. “Faz mais de 15 anos que carrego com muito orgulho a minha Medalha Nacional do Mérito Cientifico, na categoria Grã-Cruz. É uma distinção muito grande, um mérito que poucas pessoas no Brasil têm. Meus mais sinceros parabéns ao Jorge Audy por ser agraciado com esta honraria. Que ele leve o meu abraço e o meu desejo de que desfrute desta distinção”, destaca o pesquisador.

Quem também saúda Audy é o presidente da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), Jose Piqué. Segundo ele, o superitendente combina com excelência os eixos de inovação e internacionalização no mundo dos parques e tecnológicos e contribui com o Brasil para a construção do ecossistema global de inovação. “Seu papel na Presidência da Divisão Latino-Americana da IASP e sua contribuição para a Diretoria Internacional da entidade, bem como suas estadias internacionais na Europa, Ásia e América do Norte, fazem dele uma pessoa do hub global, conectando ecossistemas de inovação em todo o mundo. É um grande merecedor desse reconhecimento por ser referência em conhecimento e generosidade para toda a comunidade científica e tecnológica”, ressalta Piqué.

O presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), José Aranha, afirma que Audy é um benemérito na área da ciência, da tecnologia e da inovação. “Ele foi presidente da Anprotec, pró-reitor de pesquisa, inovação e desenvolvimento da PUCRS, teve grande contribuição na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e em outros setores importantes para o desenvolvimento do País. Além disso, é um ser humano fora de série. É grande merecedor dessa homenagem”, enaltece.

Indicação pela comunidade científica

Todos os agraciados com a Ordem Nacional do Mérito Cientifico são indicados pela comunidade científica nacional e escolhidos por uma comissão técnica formada por membros da Academia Brasileira da Ciências (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC). A Ordem foi instituída pelo Decreto nº 772/1993 e se tornou a mais importante condecoração da área científica e tecnológica do país.

Breve currículo

Jorge Audy coordena a Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020), na Capes/MEC, é membro dos Conselhos Deliberativos Nacionais da Embrapii e do Sebrae e membro dos Conselhos Superiores de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Sul e da Anprotec. Foi presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Brasil (Foprop), da Anprotec, da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP– América Latina) e pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS.