Javier Cercas e Alejandro Zambra em debate especial no Fronteiras do Pensamento

Escritores espanhol e chileno, respectivamente, participam de evento com a parceria cultural da PUCRS

16/10/2018 - 18h37

fronteiras do pensamento,javier cercas e alejandro zambra

Os escritores Javier Cercas, da Espanha, e Alejandro Zambra, do Chile, irão protagonizar um debate literário na próxima conferência do Fronteiras do Pensamento, em 22 de outubro. O evento acontece no Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110), a partir das 19h30min.

Cercas defende que o problema de as pessoas serem incapazes de encarar a própria história é uma questão não só da Espanha, mas de todos os países. Seu livro mais recente, El monarca de las sombras, de 2017, aborda o tema da guerra civil espanhola, momento histórico para seu país e a sua família.  Zambra defende que é preciso indagar quais os lugares ocupados pela literatura e o que significa ler e escrever hoje em dia. O romance Múltipla escolha, de 2014, publicado no Brasil pelo selo Tusquets, reflete sobre memória, educação, relacionamentos, política e desigualdade, utilizando o formato da Prova de Aptidão Verbal, aplicada no Chile de 1966 a 2002 para avaliar as universidades no país.

A PUCRS é parceira cultural do evento. Professores, técnicos administrativos, mestrandos, doutorandos e Alumni (diplomados) da Universidade contam com 50% de desconto no pacote de ingressos para as conferências, abatimento válido também para um acompanhante. Os diplomados, para terem acesso ao valor diferenciado, devem portar a carteira Alumni na hora da compra. Informações sobre as carteiras podem ser obtidas pelos contatos da Rede Alumni. Estudantes de graduação têm meia-entrada, se portarem carteira de identificação estudantil, conforme legislação.

Para se inscrever é preciso ligar para o telefone (51) 4020-2050 ou enviar e-mail para [email protected], informando nome completo, telefone e qual modalidade de desconto tem, reservando no máximo dois ingressos. O pagamento e a retirada das entradas são feitos no dia da conferência, na bilheteria do Salão de Atos da UFRGS.

Sobre Javier Cercas

Cercas é reconhecido por explorar em seus livros os limites entre a realidade e a ficção. Doutor em Filologia Hispânica pela Universidade Autônoma de Barcelona, teve sua obra traduzida para mais de 30 idiomas. É colaborador do jornal El País desde 1999, e atuou como professor nas universidades de Illinois nos Estados Unidos e de Girona na Cataluña. Em 2001, publicou Soldados de Salamina, romance que obteve êxito fora do seu país de origem e vendeu mais de 1 milhão de cópias. O livro recebeu elogios de escritores como Mario Vargas Llosa, J. M. Coetzee e Susan Sontag e recria o momento considerado mais dramático da vida do escritor e ideólogo da Falange Rafael Sánchez Mazas durante a guerra civil espanhola. Discípulo de Miguel de Cervantes, usa a literatura para propor uma reflexão sobre o passado da Espanha e do mundo ocidental e sua relação com o presente.

Sobre Alejandro Zambra

Zambra é considerado um dos mais relevantes autores da literatura latino-americana contemporânea. Aclamado pela crítica e pelo público, foi eleito pela revista britânica Granta como um dos 22 melhores jovens escritores hispano-americanos. Licenciado em Literatura Hispânica na Universidade do Chile e com doutorado em Literatura pela Universidade Católica do Chile, atua como poeta, romancista e ensaísta. Em 2006, publicou pela editora espanhola Anagrama o seu primeiro romance, Bonsai, que recebeu diversos prêmios e tornou-se um sucesso. Adaptado para o cinema pelo diretor chileno Cristián Jiménez, o filme foi apresentado no Festival de Cannes em 2011.