Museu da PUCRS recebe jantar em prol de ações do Projeto Camaleão

27/11/2019 - 18h57
Jantar no Museu - Projeto Camaleão - Foto: Amora Imagem

Foto: Amora Imagem

Da parceria entre o Projeto Camaleão, o Service Learning da Universidade e o Museu de Ciências e Tecnologia, surgiu a ideia do 1° Jantar Beneficente. O evento aconteceu na noite da última terça-feira, dia 26 de novembro, e foi organizado pelos alunos do curso de Gastronomia e contou com a venda de 250 convites. O menu elaborado teve entre os destaques, as opções para vegetarianos e veganos. O objetivo foi arrecadar recursos para a expansão da ONG em 2020.

Gabriela Monteiro, estudante de Gastronomia, conta que, pela primeira vez, participou de um evento neste formato. “Todo mundo se empenhou e gostou muito do resultado. Houve muita motivação pelo objetivo do jantar”, diz. A aluna gostou da experiência e acredita em iniciativas deste tipo: “a ideia é aproximar os alunos do trabalho real”, complementa.

Assim como Gabriela, o seu colega Rafael Lunardini também aprendeu a lidar com os desafios de organizar grandes eventos. O estudante menciona que estava apreensivo, pois cada pessoa havia comprado um ingresso para ter uma ótima experiência. “Conseguimos atender as expectativas”, celebra.

O professor de Gastronomia, Daniel Menezes foi o responsável por orientar todas as etapas do projeto, que contou com 25 alunos. Segundo o próprio, a experiência foi desafiadora: “a turma se dividiu em grupos como se fossem uma empresa de eventos real. Eles quem construíram desde a estruturação até a organização e conclusão do evento.”

Autoestima contra o câncer

Foto: Amora Imagem

O Projeto Camaleão tem o objetivo de reforçar a autoestima e promover a reinserção social de pessoas diagnosticadas com a câncer. A sede é localizada em Porto Alegre, onde pacientes e familiares recebem apoio.

A diretora Presidente da ONG, Flávia Maoli salientou o seu carinho pela parceria com a PUCRS, já que a ideia do jantar surgiu na aula da professora da Escola de Negócios, Ionara Rech. “O nosso slogan é que juntos somos mais fortes e, cada vez mais, isso faz sentido para a gente”, destaca.

Segundo Flávia, todo o esforço valeu a pena, pois, durante a construção do evento, que durou meses, a dedicação dos envolvidos foi fundamental. “Foi uma noite maravilhosa, estamos ainda extasiados com tudo o que aconteceu”, conclui.

Universidade como agente de transformação

“É extremamente significativo e emocionante ver os estudantes promoverem uma ação que irá beneficiar tantas pessoas”, conta Rita Petrarca, diretora de Assuntos Comunitários da PUCRS. Segundo ela, esse é um trabalho que extrapola os muros do Campus: “irá repercutir na melhoria de vida dessas pessoas”. Rita afirma que a formação de competências e valores humanos dos estudantes deve ser uma prioridade nos dias de hoje. “Em um mundo cada vez complexo e desigual, a Universidade tem um papel importante na busca de soluções para os problemas da sociedade”, finaliza.

O Service Learning é um programa da PUCRS que une estudantes e investidores externos para auxiliar a comunidade. O setor possui parceiros de várias áreas, inclusive com projetos sociais, mas essa é uma demanda diferente do que estão acostumados, conforme conta a técnica administrativa do Service Learning, Karoline de Souza. “É uma experiência muito válida e espero que as portas estejam abertas”, ressalva.

O programa surgiu no segundo semestre de 2016, com o nome de  Método Exponencial. Durante este tempo, contou com a parceria e o engajamento de 74 professores e mais de 180 organizações parceiras, como ONGs, empresas privadas e órgãos públicos. Mais de 380 projetos foram desenvolvidos pelos alunos participantes, de forma gratuita, com o intuito de colaborar com demandas socialmente importantes.

Confira a galeria de imagens: