Iván Izquierdo é homenageado em congresso na Argentina

14/06/2016 - 15h02
Iván Izquierdo

Foto: Arquivo – Ascom/PUCRS

O pesquisador Iván Izquierdo, coordenador do Centro de Memória do Instituto do Cérebro do RS da PUCRS (InsCer), recebeu uma homenagem durante o Congresso Mundial de Cérebro, Comportamento e Emoções de 2016, que ocorre até quarta-feira, 15 de junho, na Argentina. Izquierdo tem mais de 50 anos dedicados à neurociência, durante os quais publicou cerca de 700 artigos em periódicos científicos com quase 23 mil citações. No encontro, o pesquisador falou sobre os avanços na tecnologia e nas pesquisas relacionadas ao funcionamento do cérebro.

O neurocientista já recebeu mais de 60 prêmios e distinções nacionais e internacionais, entre eles, o Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico (1996), Prêmio Conrado Wessel (2007), Prêmio Almirante Alvaro Alberto (2010), Doutor Honoris Causa das universidades de Paraná e Córdoba, além de Professor Honorário das universidades de Buenos Aires e Córdoba e Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Ele é também o pesquisador com o maior número de citações acadêmicas da América Latina.

O evento

O evento ocorre desde 2005 e reúne neurologistas, psiquiatras, geriatras, neuropsicólogos, neurocirurgiões funcionais, neurocientistas básicos e outros profissionais de área em um mesmo fórum. A atividade pretende unir as áreas da ciência básica até a prática clínica na busca por mais entendimento e melhores tratamentos de transtornos mentais. Participa também desta edição o pesquisador do InsCer e chefe do serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS, André Palmini, falando sobre as Questões Pungentes em epilepsia: aspectos controversos no manejo e no prognóstico.