Inscrições para o Vestibular de Verão 2016 podem ser feitas até 25 de novembro

São oferecidas 69 opções de cursos e 3.818 vagas

26/10/2015 - 14h15

A PUCRS recebe inscrições para o Vestibular de Verão 2016 até 25 de novembro. O procedimento pode ser realizado no site vestibular.pucrs.br ou na Central de Atendimento ao Aluno, no térreo do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). As provas do concurso serão realizadas nos dias 5 e 6 de dezembro (sábado e domingo), das 16h às 20h.

São oferecidas 69 opções de cursos e 3.818 vagas. O último dia para pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00, será 26 de novembro, independente da data em que foram efetuados o preenchimento e o envio de dados (on-line). O Manual do Candidato está disponível para download ou poderá ser adquirido por R$ 5,00 no local de inscrição. Informações adicionais no Setor de Ingresso, pelo telefone (51) 3320-3557 ou no site citado.

Três novos cursos

A PUCRS oferece três novos cursos a partir do Vestibular de Verão 2016: bacharelado em Ciência e Inovação em Alimentos, Curso Superior de Tecnologia em Escrita Criativa e Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. Os dois primeiros são pioneiros no País.

Ciência e Inovação em Alimentos

A Graduação é pioneira no País e busca formar profissionais com conhecimento na ciência de alimentos e capacidade de inovação e negócios. Apesar de estar ligado à Faculdade de Química, o curso tem um corpo docente formado também por professores das áreas de nutrição, ciências biológicas, economia e administração. Além disso, já nasce em parceria com a Incubadora Raiar, para auxiliar os alunos no desenvolvimento de novos negócios. As aulas serão realizadas no turno da tarde.

A revista Forbes apontou recentemente que o criador de novos sabores, texturas e tecnologias para produtos alimentícios inovadores terá uma das seis profissões mais bem remuneradas no futuro. Durante os quatro anos de curso, o bacharel será preparado tanto para atuar na indústria, com a concepção de novos alimentos, como para montar ou reposicionar sua própria empresa no mercado. “A área de atuação é muito ampla. Da produção até a estante há diversos processos envolvidos e toda a cadeia pode ser inovada”, explica o coordenador do curso, professor Tiziano Dalla Rosa.

Curso Superior de Tecnologia em Escrita Criativa

A criação do curso segue uma tendência mundial, comum nos Estados Unidos, Inglaterra e Canadá. Inédita no Brasil, terá curta duração – serão cinco semestres – com a ideia de formar profissionais com experiência na criação de textos literários e não literários. O egresso poderá trabalhar como escritor, editor, revisor de texto, agente, redator ou roteirista, atuando como um criador de conteúdos criativos. “É um curso que nasce da literatura, mas já olhando para outras áreas”, afirma o coordenador,Bernardo Bueno.

As aulas terão foco interdisciplinar, abordando desde gramática, linguística e poesia até narrativas visuais, literatura e cinema, games e roteiro, passando por uma disciplina de empreendedorismo criativo. A graduação é ligada à Faculdade de Letras (Fale), mas tem interação com a Faculdade de Comunicação Social. Com aulas no turno da noite, disponibiliza 40 vagas por semestre.

A PUCRS é o principal polo de Escrita Criativa em ambiente acadêmico no Brasil. Conta também com a linha de concentração em Escrita Criativa nos cursos de Mestrado e Doutorado da Fale, além da Oficina de Criação Literária, ministrada pelo professor e escritor Luiz Antônio de Assis Brasil, oferecida há 30 anos.

Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia

Ligado à Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia (Faenfi), o curso irá formar profissionais gastrônomos, que possam atuar em restaurantes (cozinha regional, nacional e internacional), confeitaria e panificação, bistrôs, bares, hotéis, hospitais, indústrias de alimentos, instituições de ensino e de pesquisa. Ele também estará apto a trabalhar com gestão de alimentos e bebidas, gestão de pessoas, organização de eventos gastronômicos, consultorias, palestras, Personal Chef e outras que promovam a inovação e o empreendedorismo na área da alimentação.

O curso será oferecido nos turnos da manhã e à noite, com duração total de 2 anos e meio. Grande parte das disciplinas será ministrada nos Laboratórios de Cozinha Industrial, Cozinha Dietética, Restaurante Pedagógico e no Auditório com bancada de demonstração, no prédio 41 do Campus. O corpo docente multidisciplinar é formado por professores das áreas da Gastronomia, Nutrição, Ciências Biológicas, Administração, Hotelaria, Letras e Ciência Humanas. Além disso, o curso terá suporte institucional do Núcleo Empreendedor e da Agência de Gestão Tecnológica, para a formação de profissionais criativos e empreendedores.

O currículo irá mesclar disciplinas teóricas e práticas, as quais estão articuladas em três eixos. O primeiro deles Alimentação, Sustentabilidade e Cultura, que trabalhará as noções básicas da ciência da nutrição e alimentação relacionadas à gastronomia e à sustentabilidade, aspectos da história e da antropologia da alimentação, e a tradição culinária a partir das diferentes influências culturais, desde a antiguidade até os dias atuais. Porém, explica a coordenadora do curso,  Rochele Quadros, haverá um aprofundamento na culinária do Estado. “ O RS tem grandes possibilidades e potencialidades na área da gastronomia devido à imigração e suas culturas e a sua riqueza de biomas que possibilitam a oferta de diversos ingredientes.  Buscaremos valorizar a cultura regional, o produtor rural e a origem dos alimentos”, explica. Outro eixo, Ciência e Arte dos Alimentos, dará enfoque na gastronomia internacional, brasileira e regional. Já Gestão e empreendedorismo incluirá disciplinas de gestão, empreendedorismo, liderança e desenvolvimento de equipes, visando abranger a organização e técnicas de trabalho em gastronomia.

Bolsa Mérito

Consiste em uma bolsa de estudos integral, destinada ao candidato classificado em primeiro lugar em cada um dos cursos de graduação oferecidos pela Universidade no Vestibular de Verão 2016, com média aritmética igual ou superior a 620 pontos expressa no Boletim Individual de Desempenho do candidato, sem manter ou ter mantido algum vínculo discente com a PUCRS, obedecido o Regulamento e as condições previstas na Resolução relativa ao Programa Bolsa Mérito, descritas no site www.pucrs.br/bolsamerito.


Leia Mais Veja todas