InsCer para a Comunidade debate esclerose múltipla

Evento gratuito e aberto à comunidade ocorre nos dias 6 e 7 de junho

30/05/2018 - 16h26

inscer, inscer para a comunidade, inscer, ciclo de palestras, Alzheimer, memória, aprendizado, comportamento humanoA data de 30 de maio marca o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, doença que atinge cerca de 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, são 30 mil pessoas portadoras da doença, que é autoimune e ataca a mielina (proteína que reveste os neurônios e facilita a condução dos impulsos nervosos), provocando inflamações no cérebro e na medula. Dentro da programação do evento InsCer para a Comunidade, o neurologista e pesquisador do Instituto do Cérebro do RS (InsCer) Douglas Sato fará uma palestra para o público leigo sobre o tema. A apresentação ocorre no dia 6 de junho, às 16h45min, no anfiteatro Irmão José Otão, no Hospital São Lucas da PUCRS (Av. Ipiranga, 6690). A programação completa, com todos os assuntos abordados, pode ser conferida neste link.

Diagnóstico facilita tratamentos

Os sintomas da esclerose múltipla podem variar dependendo da região afetada, e incluem visão dupla, dificuldade para andar, fadiga crônica, falta de coordenação motora, tremor nos movimentos, perda do equilíbrio, comprometimento da visão, da fala e do funcionamento da memória, além de problemas no sistema urinário, entre outros. Essas manifestações neurológicas agudas e bem definidas são intercaladas com períodos de estabilidade. “A esclerose múltipla precisa ser diagnosticada o quanto antes, pois temos tratamentos para controlar a doença. Um dos grandes desafios é o acesso à informação de qualidade. Por isso, precisamos aumentar a disseminação de conhecimento para a população em geral”, salienta o pesquisador Douglas Sato.

Campanha de conscientização

A Federação Internacional de Esclerose Múltipla lança a cada ano, desde 2009, uma campanha diferente para conscientizar a população sobre a doença. Em 2018, o tema é Bringing us closer (Vamos nos aproximar, em tradução livre), com o intuito de informar a população a respeito desta enfermidade que precisa ser conhecida para que possa ser melhor administrada.


Leia Mais Veja todas