INPI instala operação da regional Sul no Tecnopuc

Decisão representa uma aproximação do Instituto dos ecossistemas de inovação

29/03/2019 - 13h06

logo inpiInstituto Nacional de Propriedade Industrial  (INPI) instalou a regional Sul no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) em janeiro deste ano. A decisão é fruto de uma estratégia traçada com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) para aproximar as unidades do Instituto dos ecossistemas de inovação e do ambiente acadêmico para que estes públicos tenham conhecimento da importância do registro de uma marca e do depósito de uma patente.

O Instituto também oferece suporte no registro de desenho industrial, indicação geográfica e programa de computador. Segundo a chefe, Julieta Ferreira de Macedo, o papel do INPI é capacitar a academia e oferecer mentoria para as empresas. “Por isso a importância de estar nesse ecossistema de inovação e perto da Universidade”, reforça.

De acordo com o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, o Tecnopuc ter sido escolhido para ser um destes ecossistemas aumenta a responsabilidade do Parque, aproximando os demandantes dos depósitos de patentes e registros de software do Instituto. Audy ainda diz que “o INPI será um componente muito importante para o ambiente de cooperação e compartilhamento entre os ecossistemas de inovação que está sendo construído a partir do Pacto Alegre, iniciativa da Aliança para Inovação”.

O INPI está na sala 212 do prédio 99A, e funciona das 10h às 12h e das 13h às 16h30min para atendimento presencial.

Cenário atual

Nacionalmente, em janeiro e fevereiro de 2019, o número de pedidos de patentes (3,6%), marcas (21,1%), desenhos industriais (2,0%), programas de computador (50,6%) e contratos de tecnologia (4,3%) aumentou em relação ao mesmo período de 2018. Os dados são disponibilizados pela Assessoria de Assuntos Econômicos (AECON). A Assessoria é a unidade do INPI responsável pela produção das principais estatísticas relativas à concessão de direitos de propriedade intelectual no país.

Em fevereiro de 2019 foram concedidas 839 patentes e registradas 17.351 marcas, 940 desenhos industriais e 188 programas de computador. Foram registrados 77 contratos de tecnologia. O período janeiro e fevereiro de 2019 apresentou crescimento nos registros de marcas (38,4%) e nas averbações de contratos de tecnologia (0,5%) em relação ao mesmo período do ano anterior; enquanto foi observada redução nas concessões de patentes (-16,0%), nos registros de desenhos industriais (-4,7%) e nos registros de programas de computador (-47%).