Índice de Desenvolvimento Estadual apresenta resultados

Em levantamento, numa parceria entre PUCRS e jornal Zero Hora, Rio Grande do Sul cai uma posição

14/08/2019 - 11h43

iRS,indice de desenvolvimento rsPela segunda vez consecutiva, o Rio Grande do Sul perdeu uma posição em ranking que mede a qualidade de vida nos Estados brasileiros. As conclusões integram a sexta edição do Índice de Desenvolvimento Estadual – Rio Grande do Sul (iRS). Numa parceria entre PUCRS e Zero Hora, o estudo avalia o desempenho das unidades da federação e do país em três dimensões: padrão de vida, educação e, reunidas, segurança e longevidade. Cada um dos grupos é composto por três variáveis. Os dados são os mais recentes à disposição em bases públicas – neste caso, de 2017. Todos os resultados do estudo estão disponíveis no site do iRS.

Para o coordenador da pesquisa e professor da Escola de NegóciosEly José de Mattos, era esperado que o Estado gaúcho perdesse mais uma posição no ranking geral devido à tendência das dimensões acompanhadas pelo levantamento. “Nas últimas edições da pesquisa, educação e segurança e longevidade vêm puxando para baixo o desempenho gaúcho. Houve nova piora nessas áreas”, destaca.

Minas Gerais ultrapassa Rio Grande do Sul

Em 2017, o Rio Grande do Sul foi ultrapassado por Minas Gerais e caiu do quinto para o sexto lugar na lista de 27 unidades da federação. A baixa reflete a piora em variáveis das áreas de educação e segurança.

Pela primeira vez na série histórica, que contempla estatísticas desde 2007, o Rio Grande do Sul não figura entre os primeiros cinco colocados do índice. De acordo com o levantamento, o Estado perdeu posições em duas das três dimensões observadas.

Em educação, área em que está mais distante do topo, o Rio Grande do Sul caiu do 11º para o 14º lugar, com média inferior à nacional. Em segurança e longevidade, passou do quinto para o sétimo posto.

Em padrão de vida, o Rio Grande do Sul manteve-se no quinto lugar. Os gaúchos ocupam esse posto desde 2010. O iRS varia entre zero e um, assim como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Quanto maior o índice, melhor o desempenho.

Em 2017, o indicador geral do Estado até subiu, mas em ritmo menor do que o verificado em locais como Minas Gerais. Na comparação com 2016, o índice do Rio Grande do Sul avançou de 0,630 para 0,638. No mesmo período, o mineiro pulou de 0,619 para 0,642.

Conclusões do iRS

No dia 21 de agosto, as conclusões do iRS serão debatidas em fórum na PUCRS, no auditório do prédio 50. O evento será aberto ao público, a partir das 9h30min.


Leia Mais Veja todas