Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

InCare: Plataforma da PUCRS auxilia a identificar sintomas da Covid-19

Com o desenvolvimento deste serviço, mais de 50 profissionais atuam para promover informações seguras e ajudar respondentes

26/05/2020 - 09h51
PsiCOVIDa lança cartilha de combato à Covid-19 para idosos - Pessoas com doenças crônicas e acima de 60 anos são principal grupo de risco do coronavírus

Foto: Shutter Stock

Com objetivo de gerar informações importantes para o combate ao coronavírus e entender a sua provável distribuição no espaço geográfico de Porto Alegremais de 50 profissionais da PUCRS, do InsCer e do Hospital São Lucas (HSL) desenvolveram o InCare. A plataforma não substitui a necessidade de atendimento médico, mas visa fornecer uma primeira orientação complementar, pautada em conhecimentos sequenciados de médicos e de agentes de saúde. 

DBServer, empresa sediada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), foi a responsável pela criação do site, elaborado com a participação da força-tarefa. A ideia surgiu da necessidade de ajudar as unidades do sistema de saúde, de forma geralOs dados obtidos pelo InCare poderão auxiliar previamente no mapeamento e análise de suspeitas de contaminação por sexo, idade e sintomas. A avaliação também leva em consideração se os respondentes fizeram alguma viagem recente, o que potencializaria a possibilidade de exposição à Covid-19.  

Tecnologia e colaboração em favor da vida 

Eduardo Peres, diretor de inovação da DBServer, conta que, quando receberam o convite para contribuir com a iniciativa, não pensaram duas vezes. “No DBLAB aprendemos a transformar dúvidas e incertezas em soluções centradas nas pessoas. E foi com este olhar que nosso time de User Experience se dedicou intensamente para a concepção e implementação do InCare”, ressalta Peres, enfatizando o propósito da empresa em estar no Tecnopucviabilizar a construção colaborativa e multidisciplinar de soluções tecnológicas para a sociedade como um todo.  

Saiba mais: Força-tarefa multidisciplinar da PUCRS é formada contra a Covid-19 

A iniciativa em si demonstra o poder da cooperação e da interdisciplinaridade, com profissionais de diferentes áreas do conhecimento unidos em prol de um bem maior, que é a preservação da vida, destaca Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc e professor da Escola Politécnica da PUCRS. “Em poucos meses, o mundo acelerou um futuro que vinha sendo desenvolvido e a tecnologia teve um papel fundamental nisso tudo. Não apenas nestas transformações, mas também em diversas soluções que tem melhorado o trabalho dos profissionais de saúde no combate à esta pandemia”, acrescenta. 

A conscientização é aliada da saúde 

Força-tarefa - Notícia_Prancheta 1Regis Lahm é professor da Escola de Humanidades da PUCRS está à frente do projeto. Ele salienta que a plataforma não deve ser utilizada como orientação única, sendo necessário buscar atendimento médico sempre que o respondente achar pertinente. 

No site, estão disponíveis informações sobre o que é o coronavírusquais são e como identificar os sintomas; formas de transmissão; e como se prevenir. Os dados obtidos de forma anônima, cruzados com outros tantos possíveis, resultam em informações importantes para as tomadas de decisões relacionadas à contingência do vírus e a um melhor atendimento. 

A força-tarefa 

Mais de 50 profissionais e pesquisadores da PUCRS, incluindo docentes da Escola de Medicinada Escola de Ciências da Saúde e da Vida, da Escola de Humanidades, da Escola Politécnica, do Instituto do Cérebro do RS (InsCer), do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) e do Hospital São Lucas estão mobilizados na busca de soluções para diferentes questões que envolvem a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). 

Participam do grupo responsável pelo projeto do InCare os profissionais Regis Alexandre Lahm, Rafael Prikladnicki, Everton Quadros, Guilherme Brito, Mirian Rosa, Andressa da Silva, Yasmin Noronha, Tatiana do Nascimento Ximenes, Mauricio Portela de Melo e Marcos Vinicius Costa.

Para contribuir com o banco de informações, clique aqui para responder!