Inaugurado mais moderno estúdio do País

Tecna irá fortalecer as produções e o potencial de negócios audiovisuais do Estado

27/04/2017 - 18h12
Evento de inauguração do Tecna

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

A PUCRS inaugurou na manhã desta quinta-feira, 27 de abril, o primeiro estúdio do Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul. A nova estrutura, localizada no Tecnopuc Viamão, tem como principal objetivo fortalecer as produções e o potencial de negócios audiovisuais da região, visto que o Estado já ocupa uma posição de destaque no mercado brasileiro. O projeto é uma iniciativa em conjunto com a Fundacine e com o Governo do Rio Grande do Sul a partir da integração e colaboração entre universidades, empresas, poder público e sociedade a fim de atender a uma demanda histórica do setor.

Evento de inauguração do Tecna

Foto: Mariana Vicili – Ascom/PUCRS

A primeira etapa do projeto demandou um investimento de R$ 6 milhões, oriundos de um convênio entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e o Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), do Programa Gaúcho de Parques Tecnológicos (PGTec) e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT/RS). Nesta fase, além da PUCRS, a Feevale é a instituição coexecutora do projeto. Dessa forma, já está disponível para profissionais e empresas do mercado, estudantes, professores e pesquisadores alunos da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) e das demais universidades do Estado, o mais moderno estúdio de cinema e TV do País, com uma área de apoio composta por camarins e vestiários.

Cada detalhe foi pensado e planejado para gerar maior qualidade às produções, desde a preparação acústica das paredes e do piso aos grids para iluminação. “O ambiente já é fruto do consentimento de que a pesquisa é um importante caminho para a inovação e do conceito de integração entre estudantes, professores, pesquisadores e empresários com o objetivo de desenvolver esse setor. O Tecna comprova que todos nós juntos somos estratégicos”, disse a coordenadora do Centro, Aletéia Selonk.

Ir. Evilázio Teixeira - Evento de inauguração do Tecna

Ir. Evilázio Teixeira
Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

O reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, disse acreditar que ainda há muito o que fazer em parceria com outras universidades, empresas e com o setor público. “Se conseguimos fazer isso juntos, imagina o que conseguiremos fazer se continuarmos juntos?”, projetou. “Meu desejo é que esse espaço seja de criatividade por excelência e que nos torne ainda mais humanos”, complementou Teixeira. A Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Carla Bonan, destacou um dos aspectos do espaço. “O Tecna surge como um centro de referência, mas o fato de estar em um parque tecnológico é a grande diferença para manter essa sinergia com o mercado”, acredita. Já o Pró-Reitor de Inovação da Feevale, instituição parceira nessa etapa do projeto, Cleber Prodanov, disse que o ambiente é de conexão e deixa as instituições ainda mais próximas, principalmente, os parques tecnológicos das universidades. “O dia de hoje é especial não só para o setor audiovisual, mas para todo o Estado”, concluiu.

Os investimentos captados para o Tecna são de R$ 27 milhões ao todo. Outras estruturas serão inauguradas até o final de 2018. “O compromisso, a partir de agora, é trabalhar para consolidar e reforçar o protagonismo do audiovisual”, ressaltou o representante regional do Ministério da Cultura, Álvaro Franco. O grande desafio do Tecna é contribuir para o desenvolvimento dos setores criativos do Estado. Para isso, está baseado em uma cultura colaborativa que objetiva o aumento da profissionalização do setor, novas conexões para os arranjos produtivos locais e a expansão das redes para um melhor posicionamento no mercado brasileiro e o alcance dos territórios internacionais.  “A indústria está consolidada na área cultural e, apesar da crise, o crescimento do setor é de 8% a 10% ao ano nos últimos anos. O estúdio é muito bem-vindo”, ressaltou o presidente da Fundacine, Beto Rodrigues.

Homenageados no evento de inauguração do Tecna

Homenageados no evento de inauguração do Tecna
Foto: Clarissa Menna Barreto

Também participaram da cerimônia representantes do Governo do Estado, o prefeito de Viamão, André Pacheco, o diretor-presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, pró-reitores, gestores e professores da PUCRS e o engenheiro consultor do projeto, Marcelo Fujii.

Durante a tarde, oito nomes de destaque do cinema gaúcho foram homenageados em atividade promovida no novo estúdio. Foram reconhecidos pelo Tecna pela importância no setor: Gina O’Donnell, Aracy Esteves, Clemente Viscaino, Claudio Costa, Ivo Czamanski, Antonio Carlos Textor, Goida e Hélio Nascimento.

 

Infraestrutura

Evento de inauguração do Tecna

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

O Tecna abriga uma completa infraestrutura de produção e pós-produção de conteúdos digitais criativos, cluster empresarial, centro de formação permanente e laboratórios de pesquisa. A nova estrutura compreende um estúdio de cinema e TV, com 300 m², paredes com isolamento acústico, piso acústico flutuante com acabamento em concreto nivelado a laser com sistema antivibração, ar condicionado, grids modulares ajustáveis, sistema de elétrica cênica, área disponível para instalação de switch de vídeo e de áudio acopladas. São 130 m² de áreas de apoio com camarins, banheiros, figurino, área de arte e áreas de base de produção. Possibilidade de acoplamento de gerador, de unidades móveis de áudio e vídeo sem interferência acústica.

A segunda fase de implementação está prevista para o final de 2017 e compreende um laboratório de animação e efeitos visuais, Renderfarm para renderização de imagens e servidor de arquivos com back-up, estúdios de motion capture e de mixagem. Já a terceira fase, prevista para dezembro de 2018 abrange um estúdio de cinema e TV com 450 m² e áreas de apoio dedicadas à construção de cenários, desenvolvimento de figurinos, espaços de apoio a produção e alocação de acervo.  A previsão de conclusão é para final de 2018.

 

Utilização

A partir da inauguração, o Estúdio de Cinema e TV do Tecna estará à disposição do mercado audiovisual para sediar produções de conteúdo e eventos. Cursos relativos às práticas de produção audiovisual também estão previstos para 2017. As universidades do Rio Grande do Sul poderão contar também com a infraestrutura do Tecna para sediar atividades curriculares, projetos especiais e pesquisas. A equipe do Centro prestará este atendimento a partir do e-mail [email protected] e do telefone (51) 3353-7014.


Leia Mais Veja todas