02 de Junho de 2020
  • Anahp

Saúde no RS ganha força em parceria histórica entre Hospital São Lucas PUCRS e Santa Casa

Instituições assinam convênio que beneficiará o desenvolvimento da saúde no Estado

Com a pandemia do Covid-19, a área da saúde ganhou atenção em todo o mundo. São inúmeros os desafios para encontrar soluções que ampliem o atendimento à população, qualifiquem a formação de profissionais da área, melhorem a gestão das estruturas médico-hospitalares e promovam pesquisas inovadoras. Em Porto Alegre, uma parceria inédita entre instituições tradicionais busca superar esses desafios. Na quarta-feira, 13 de maio, foi assinado o convênio entre a PUCRS e a Santa Casa de Misericórdia com o propósito de unir forças e ampliar alternativas para a população. A parceria envolve projetos em quatro grandes frentes de atuação: ensino, pesquisa, gestão e inovação.

O grande propulsor do convênio é o projeto de desenvolvimento do Centro de Medicina Fetal da Santa Casa, que envolve toda a linha de cuidado na área materno-infantil e, com maior ênfase, às complexidades. Um espaço no qual haverá integração de futuros profissionais dos programas de residências médicas e das pós-graduações stricto e lato sensu em regime de complementariedade entre PUCRS e Santa Casa.

São mais de cinco mil estudantes e médicos em formação das escolas de Medicina e de Ciências da Vida e da Saúde da PUCRS que terão os hospitais do complexo da Santa Casa como espaços de prática. “É uma importante união de forças de instituições reconhecidas pela contribuição histórica à população gaúcha e brasileira na área da saúde. Certamente, teremos respostas mais ágeis e significativas atuando lado a lado”, afirma o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira.

A parceria envolve, pela PUCRS, o Hospital São Lucas (HSL) e as Escolas de Medicina e de Ciências da Vida e da Saúde, que passarão a desenvolver projetos conjuntos com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. A Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que tem na Santa Casa o seu hospital escola, está analisando a sua forma de participação, pois trata-se de um convênio de colaboração importante para o meio acadêmico e científico. “Em um mundo que precisa de atitudes colaborativas em busca de soluções para problemas comuns, esta parceria é uma grande notícia para a sociedade gaúcha”, afirma Antonio Kalil, Diretor de Ensino e Pesquisa da Santa Casa.

A assinatura do convênio contou com a presença de representantes da reitoria da PUCRS, da direção da Irmandade Santa Casa de Misericórdia, do Hospital São Lucas e, também, do Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. “Os tempos que vivemos exigem de todos nós, atitudes ousadas e criativas. Certamente o convênio aqui celebrado expressa essa ousadia e criatividade. As partes envolvidas ganham com essa parceria, mas a sociedade é a maior beneficiada”, afirmou o Arcebispo.