10 de Outubro de 2019
  • Vestibular
  • P. 12
  • 60.00 cm/col

PUCRS apresenta vestibula rem novo formato

O vestibular de verão da PUCRS 2020, em Porto Alegre, apresenta novo formato. As principais mudanças incluem a realização da prova em um único dia, atendendo a um pedido antigo dos vestibulandos; e novos pesos para as provas. O concurso ocorrerá dia 27/10 (domingo), e as inscrições podem ser feiras até dia 16/10, pelo site www.pucrs.br/estudenapucrs/ vestibular.

A composição das provas será dividida em dois núcleos: o núcleo comum, aplicado a todos os cursos; e o núcleo específico, aplicado de acordo com o curso escolhido pelo candidato. Curso da Escola de Medicina (70 questões objetivas + Prova de Redação); Escola de Ciências da Saúde e da Escola Politécnica (50 questões objetivas + Prova de Redação); Escola de Direito, Escola de Negócios, Escola de Humanidades e Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos (50 questões objetivas + Prova de Redação).

FORMATO DA PROVA.

Uma das principais motivações para a mudança no processo seletivo é o alinhamento com as novas diretrizes do Ensino Médio, que preveem, além de um conjunto de aprendizagens essenciais, maior aprofundamento por área de conhecimento por meio de itinerários formativos.

O novo modelo reflete a organização da Universidade por Escolas, que reúnem cursos de áreas afins. Devido à grande concorrência para Medicina, a prova terá mais questões – abrangendo todas as áreas do conhecimento – e tempo maior de realização: 5 horas e 30 minutos. Os demais cursos terão 4 horas e 30 minutos.

Segundo a instituição, a redução do número de questões, necessária para que o concurso seja realizado em turno único, em nada irá comprometer a qualidade e o nível de exigência da prova.

OPÇÕES DE INSCRIÇÃO.

Na inscrição, o vestibulando poderá escolher entre três modalidades: realizar a prova da PUCRS; utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); ou realizar a prova e utilizar a nota do Enem. Neste último caso, para a classificação, valerá a melhor colocação: o escore nas provas ou a pontuação no Enem.

CRÉDITOS EDUCATIVOS.

A PUCRS oferece as modalidades de crédito Proed e Credpuc, que permitem pagamento de 50% do valor da mensalidade durante o curso, e 50% após a formatura. Alunos que cursaram todo o Ensino Médio na Rede Marista contam com crédito educativo exclusivo para estudar na PUCRS. Mais informações: pucrs.br/estudena-pucrs/incentivo-a-educacao. E outros detalhes na Central de Atendimento ao Aluno, no Living 360° (prédio 15), via whatsapp +55 (51) 99871-2972 ou pelo telefone (51) 2101-0110.