21 de Janeiro de 2020
  • P. 6
  • 45.00 cm/col

Pacto pela Paz: Estudo Piá será analisado pela Universidade de Oxford

O diagnóstico da aplicação do projeto será analisado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, entre os meses de maio e julho. Uma parceria entre a Prefeitura e a UEPel é responsável pela aplicação e análise de duas metodologias socioemocionais na cidade, desde 2018: o Conte Comigo e o ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros, que integram o Pacto Pelotas pela Paz.

Ambas iniciativas apostam na consolidação dos vínculos familiares, alicerçados no diálogo e na afeto, para prevenir a violência e repercutir em relações mais pacificas, o que, consequentemente, também impacta em uma sociedade com menos criminalidade.

O Estudo Piá é o maior a nível mundial em avaliação de intervenções nesta área e já chamou a atenção de organizações internacionais, como a Parceria Global pelo Fim da Violência contra Crianças, que enviou representante a Pelotas, na última semana, para conhecê-lo.

A boa expectativa da prefeita em relação aos resultados é motivada pelos diversos relatos positivos de mães que integram a pesquisa e apontam a melhor comunicação com os filhas, a partir da participação nas metodologias. Ainda neste sentido, elas elencam a aproximação com as crianças e a forma delas entenderem os sentimentos alheias corno pontos positivos.

O pesquisador escocês ressaltou os diferenciais da pesquisa feita pelo Centro de Epidemiologia que, além de considerar a percepção das mães envolvidas, também prevê um trabalho de codificação realizado por psicólogos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCIRS)e medição do cortisol - harmonia diretamente envolvido na resposta ao estresse, analisado a partir de fios de cabelo.

Ele explica que outras três pesquisas já estudaram os programas, mas nenhum como o Piá, que acompanhará as famílias associadas à Coorte 2015, ou seja, pára toda a vida. Entre os resultados divulgados por Murray à prefeitos, os índices relacionados à percepção das mães quanto à implementação feita pelos facilitadores, à adesão aos programas, e avaliações das participantes quanto à qualidade, satisfação, organização e acessibilidade das metodologias.

O coordenador do Pacto, Samuel Ongararto, e o assessor especial Sadi Sapper, também acompanharam a apresentação.