11 de Outubro de 2019
  • Correio do Povo
  • Cidades
  • AGENDA DE DESENVOLVIMENTO
  • P. 12
  • 45.00 cm/col

Inova RS avança para mais regiões no RS

Ao dar continuidade ao projeto que pretende incluir o RS no mapa global da inovação, o governador Eduardo Leite participou ontem do evento Marco Zero na Região Metropolitana e Litoral Norte, do programa Inova RS, no Tecnopuc, na Capital. Lançado em agosto, o Inova RS é primeira iniciativa da atual gestão em prol da inovação tecnológica e integra a agenda de desenvolvimento. O programa contempla as regiões Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias; e Vales.

O Marco Zero já foi lançado nas regiões Central (Santa Maria), Produção e Norte (Passo Fundo), dos Vales (Lajeado), Serra e Hortênsias (Caxias do Sul). Na próxima semana, será a vez da Região Sul e, em novembro, nas demais. “Este programa de inovação não é a inovação feita pelo governo. É justamente a articulação promovida pelo poder público para que empresários, sociedade e academia possam criar ambiente necessário para que o RS possa se destacar pelo talento empreendedor na área de inovação e na nova economia. Quem vai fazer este programa somos todos nós”, afirmou Leite.

A ideia é que, até 2030, o RS seja referência global em inovação. Para o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, é fundamental que a inovação, a ciência e a tecnologia estejam no centro de uma estratégica de desenvolvimento. O evento contou ainda com a presença do reitor da PUCRS, Evilázio Teixeira, do reitor da Feevale, Cleber Prodanov, do coordenador do Inova RS, Jorge Audy, e do prefeito da Capital, Nelson Marchezan Júnior.