12 de Agosto de 2020
  • Zero Hora
  • P. 18
  • 20.00 cm/col

Imunizante chinês se mostra seguro e eficaz, diz artigo

A vacina contra a covid-19 desenvolvida pela chinesa Sinovac se mostrou eficaz e segura na segunda fase de testes clínicos a qual foi submetida. Divulgado em site pré-print - não revisado por pares e não publicado em revista científica -, o artigo apresenta resultados de centenas de voluntários.

Na terceira e última etapa, com pesquisa sendo conduzida em 12 centros brasileiros, é o imunizante em teste no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sob coordenação do Instituto Butantan.

Para realizar o estudo referido no artigo, foram admitidos 600 voluntários saudáveis, com idade entre 18 e 59 anos. Cada um recebeu duas doses do imunizante ou do placebo. De acordo com os pesquisadores, apresentou boa capacidade de resposta imune.

No que tange à segurança, os desenvolvedores observaram que as doses foram bem toleradas e sem relatos de problemas. A reação adversa mais relatada foi dor na região da aplicação. Na conclusão, os pesquisadores apontam que a vacina se demonstrou segura e eficaz nas duas dosagens que foram testadas.

A pesquisa vai reunir 9 mil voluntários, todos profissionais da saúde, em 12 centros de todo o Brasil.