20 de Agosto de 2019
  • GZH
  • Geral
  • 4 banner(s)

Fronteiras do Pensamento: médico gaúcho recebe Denis Mukwege para jantar em sua residência

Milton Paulo de Oliveira, chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital São Lucas da PUCRS, conheceu o congolês há mais de dez anos, na África

Ginecologista Denis Mukwege palestrou sobre o atendimento às mulheres vítimas de estupro no CongoMarco Favero / Agencia RBSMédico gaúcho que conheceu Denis Mukwege em 2008, na África, Milton Paulo de Oliveira foi um dos responsáveis pelas duas participações do ginecologista congolês no Fronteiras do Pensamento. Em 2010, Mukwege ainda não havia ganhado o Prêmio Nobel da Paz, mas despertou o interesse de Oliveira por seu trabalho atendendo mulheres vítimas de estupro no Congo. No último final de semana, ele desembarcou novamente em Porto Alegre para palestrar no ciclo de conferências, desta vez, tendo mais visibilidade por conta da láurea que recebeu junto da ativista Nadia Murad, em 2018.

- Apesar do Nobel, a vida dele continua sendo baseada em humildade. Ele transforma outras pessoas. A função dele é lutar contra a indiferença - comenta o chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital São Lucas da PUCRS.

Milton Paulo de Oliveira ofereceu um jantar ao palestrante em sua residência, no domingoMarco Favero / Agencia RBSOliveira ofereceu um jantar a Mukwege, em sua residência, na noite de domingo (18). Foi uma forma de retribuir a visita que o gaúcho fez à casa do congolês há mais de 10 anos. Na segunda-feira (19), Oliveira prestigiou a quarta edição de 2019 do Fronteiras do Pensamento junto da mulher, a médica Deisy Oliveira, e dos filhos.

Profissionais da área da medicina gaúcha compareceram em peso ao evento. Na área VIP, onde convidados confraternizaram antes da conferência, também marcaram presença Julia Harlan, cônsul-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, e Melanie Le Bihan, que se prepara para assumir a diretoria da Aliança Francesa no lugar de Patrice Pauc, entre outros.

Confira mais fotos da área VIP:

Melanie Le Bihan e Patrice PaucMarco Favero / Agencia RBSJulia HarlanMarco Favero / Agencia RBSIria Salton RotunnoMarco Favero / Agencia RBSNataza Kauer e Fernando KauerMarco Favero / Agencia RBS