12 de Agosto de 2020
  • P. 16
  • 75.00 cm/col

Formação contínua como aliada

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) investe na tecnologia para aulas remotas

Investir na formação continuada de seu corpo docente e em ferramentas interativas e colaborativas foi a estratégia utilizada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) para manter a qualidade das aulas e a proximidade entre alunos e professores na pandemia. A diretora de Graduação Adriana Kampff destaca que isso foi possível pois, antes da suspensão das aulas presenciais, o que ocorreu no dia  de março, já havia sido criado um comitê para pensar em ações preventivas em relação à Covid-. “No dia  de março criamos um grupo de trabalho on-line e, no dia seguinte, reunimos um grupo de professores de cada uma das escolas da Universidade e expomos qual seria nossa estratégia em uma possível suspensão de aulas.” Segundo Adriana, na semana seguinte as aulas foram suspensas e a universidade começou a formação de professores.

No dia  de março começaram as aulas on-line. “Fomos fazendo formações contínuas, oficinas, ajustes e melhorias. Nós orientamos que os professores oferecessem recursos adequados à proposta pedagógica institucional, mas no modelo on-line”, destaca. Conforme a diretora, o intuito era que, ao migrar para esse modelo, os professores utilizassem ferramentas interativas e colaborativas. “Não queríamos que as aulas fossem meramente disponibilização de material ou contato muito diferido com os estudantes, mas sabíamos da diversidade de alunos, de forma de acesso”, salienta. Por isso, entre outras ações, a universidade realizou empréstimo de equipamentos para os alunos.

Ferramentas digitais

Para operacionalizar as aulas, Adriana ressalta que a universidade passou a utilizar ferramentas de videoconferência. “Introduzimos aulas síncronas, pelo menos 50%, mas alguns cursos têm 100%. Adotamos o Zoom, que permite quebrar a turma em subgrupos e o professor supervisionar como faria em sala de aula. Adotamos o Padlet, que é uma ferramenta colaborativa, além do Office 365, e as aulas sempre ficando gravadas, para quem não conseguiu acompanhar ao vivo.”

Alunos aprovam o método

A estudante de administração Ana Cunha destaca que ficou surpreendida com o resultado das aulas on-line. “A gente consegue interagir tanto com os professores quanto com os colegas. No início fiquei assustada, pois só havia feito uma disciplina à distância durante o curso todo, mas fui surpreendida positivamente e fluiu bem. Foi um momento de adaptação para todo mundo. Os professores fizeram mudanças no plano de ensino e a gente aderiu a plataformas muito boas.”