20 de Agosto de 2019
  • GZH
  • Geral
  • 6 banner(s)

Chega de tratar o Arroio Dilúvio como valão

Na Coreia do Sul, por exemplo, riacho parecido com o nosso chegou a ser concretado, mas hoje recebe piqueniques no meio da cidade

Córrego em Seul, na Coreia do Sul, foi revitalizado em 2003Lara Ely / EspecialO arroio Cheonggyecheon, em Seul, era pior que o Dilúvio. Tratavam aquele córrego com tanto desprezo que, em 1976, decidiram concretá-lo - ninguém aguentava o mau cheiro, o lixo, as inundações e o aspecto pestilento do riacho. Mas, sem o arroio, a capital coreana ficou mais quente. E a poluição do ar aumentou.

Com a cidade crescendo sem parar, em 2003 o prefeito Lee Myung-bak - que mais tarde seria presidente da Coreia do Sul - liderou um projeto ousado: mandou retirar a cobertura do riacho, derrubou um viaduto e, com a ajuda da iniciativa privada, entregou à população o mais espetacular córrego urbano do mundo. O  Cheonggyecheon, hoje com água tratada, pequenas cachoeiras, arquibancadas e calçadas no mesmo nível da água, agora é palco de piqueniques, recebe engravatados no intervalo do almoço e enfeitiça qualquer turista.

Meu sonho é ver algo parecido no Arroio Dilúvio. Não é delírio, não: financiamentos internacionais já bancaram obras maiores em Porto Alegre. Mas o nosso riacho, como uma vez escreveu o David Coimbra, ainda é tratado como valão.

Em 2010, o poder público retirou as pedras grés que revestiam os taludes do arroio - no lugar, instalou vulgares placas de concreto. Não que o grés seja grande coisa, mas as pedras estavam ali por um motivo: porque se harmonizavam com o conjunto do riacho, com seus canteiros, suas pontes históricas. Aliás, nossas po ntes são muito mais bonitas que as do córrego coreano.

PUCRS construiu nova po nte sobre o Dilúvio e agora restaura o canteiro centralRonaldo Bernardi / Agencia RBSPor outro lado, justiça seja feita: a gestão passada investiu R$ 463 milhões em tratamento de esgoto. Só que milhares de casas e prédios, até hoje, não se conectaram às novas redes e seguem despejando seus efluentes no Dilúvio. Sabemos também que não é o poder público que picha, vandaliza e joga lixo no arroio.

A PUCRS, que construiu uma nova ponte sobre o riacho, tem se dedicado a restaurar 1,5 quilômetro do canteiro central da Avenida Ipiranga. Paisagismo, ajardinamento, 36 postes com intervenções artísticas, totens com informações, grama bem-aparada, tudo isso traz uma ponta de esperança. A autora do projeto é a arquiteta e urbanista Dulce Dias Carlos, outra sonhadora:

- Iniciativas como essa, aos poucos, vão engajando as pessoas. A população começa a tomar gosto, o poder público percebe o potencial. Se o arroio fosse despoluído, imagina, poderíamos trabalhar com chafarizes, com o próprio Dilúvio irrigando as plantas, com deques e paradouros aproximando o pedestre da água.

Repito, não é um delírio: se passamos décadas de costas para a orla e, agora, ela é a grande sensação da cidade, por que essa consciência seria impossível em torno do Arroio Dilúvio? Alguns sonhos se realizam.