04 de Junho de 2020
  • Arte & Agenda
  • P. 20
  • 51.00 cm/col

As inspiradas sonoridades virtuais desta quinta-feira

Aagenda local de música desta quinta abre com Pablo Lanzoni, às 18h30min, pelo projeto Mistura Fina – Música Para Fugir do Trânsito, promovido pelo Theatro São Pedro. O cantor e compositor mescla canções de seu trabalho de estreia, “POA_MVD” com temas que compõe o novo álbum, “Valentia Tempo Voz” – em fase de finalização – e releitura de Vitor Ramil. A transmissão pode ser conferida no facebook.com/misturafinamusica. Em suas canções, as diversas faces do cotidiano, em roupagens bucólicas e urbanas, são exploradas por meio da força de sua voz e pelas diferentes instrumentações que a acompanham. Seus últimos projetos incluem o formato solo violão/voz, o duo vocal/instrumental com Paola Kirst, além de sua inserção no trio A Ponte, do qual se torna o quarto elemento.

Vencedor do Melhor Álbum de MPB do Prêmio Açorianos de Música 16/17, Pablo Lanzoni tem circulado em espaços e projetos dedicados à canção e à cena autoral com diferentes formações. Além de “POA_MVD”, sua discografia apresenta os singles digitais “Barabá” e “Pretextos”. Às 20h tem Sarau do 25 em Casa, tendo como convidado o Duo de viola e acordeom composto por Valdir Verona e Rafael de Boni, pelo Facebook @centrocultural25. Criado em 2006, o duo toca desde o repertório sulino ao erudito, da música regional brasileira à MPB e jazz, sendo que no evento se concentrará na música do sul do país. Com contribuição espontânea, a verba arrecadada será doada para aquisição de cestas básicas, em prol de trabalhadores das artes que estejam precisando. A série “No Meu Canto”, do Instituto de Cultura da PUCRS, recebe Vitor Ramil.

Ele conversa sobre sua trajetória na música e interpreta algumas de suas canções em live mediada pelo diretor do Instituto de Cultura, Ricardo Barberena, hoje, 21h, no perfil @pucrscultura, no Instagram. Com 12 álbuns gravados, o cantor, compositor, violonista e escritor trabalhou com nomes de Egberto Gismonti a Tetê Espíndola, tendo canções interpretadas por nomes de Gal Costa a Mercedes Sosa. É autor de livros como “Pequod”, “Satolep” e “A Primavera da Pontuação”.