23 de Janeiro de 2020
  • P. 11
  • 60.00 cm/col

Aposta na internacionalização

Programa da PUCRS viabiliza formação no exterior através de bolsas para doutorado sanduíche

Com nível de excelência internacional, a PUCRS possui 23 programas de pós stricto sensu, sendo 23 cursos de mestrado e 22 de doutorado, e com a melhor média nacional entre as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas com mais de dez programas. A Universidade, na Capital, conta com o Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt), programa contemplado com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), o qual possibilita que alunos de doutorado efetuem parte de sua formação em instituições no exterior, através da oferta de bolsas de estudos para doutorado sanduíche.

O diretor de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), Christian Kristensen, explica que a PUCRS definiu três temas prioritários no seu Projeto de Internacionalização: Saúde no Desenvolvimento Humano; Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade; e Tecnologia e Biodiversidade: Sustentabilidade, Energia e Meio Ambiente. “Dentro deste espectro temos 14 projetos de cooperação, especialmente com universidades dos EUA e da Europa Oriental. Mas também temos ótimos convênios com instituições de América Latina, África do Sul, Austrália, Índia, China e Japão, entre outras”, revela. A pesquisa internacionalizada “é um caminho sem volta”, avalia o diretor, apontando como objetivos, troca e aprofundamento de conhecimento, e busca pela excelência acadêmica com impacto no desenvolvimento da sociedade.

INCENTIVOS.

Além da pesquisa fora do país, a partir do 1° semestre de 2020, a PUCRS lança programa institucional de bolsas para pós-graduação stricto sensu, que possibilita a isenção de até 50% no valor das mensalidades dos cursos de mestrado e doutorado. Já o Crédito Educativo possibilita aos alunos pagarem 50% do valor das mensalidades durante o período de curso, e o restante do valor após o término do programa. Mais informações em: www.pucrs.br/pos.