20 de Agosto de 2019
  • SEPRORGS
  • Geral
  • 11 banner(s)

Algoritmos, Inteligência Artificial e preconceitos são pautas em evento do Dito Efeito

No próximo dia 3 de setembro, acontece na uMov.me Arena, às 18 horas, o novo episódio da série Protagonismo Feminino do Dito Efeito, iniciativa do Pacto Alegre. O tema central da conversa é o impacto que os preconceitos do mundo offline têm sobre os algoritmos. Os convidados Edson Prestes (UFRGS), Marcelo Prates (Pesquisador), Paula Oliveira (GoToData) e Viviane Moreira (UFRGS) debatem se esses algoritmos são ou não machistas.

 

A Série Protagonismo Feminino busca tratar o tema a partir de um viés transformador. Os preconceitos que sempre vivenciamos no mundo off-line estão sendo levados para os algoritmos. Pensando que Inteligência Artificial é a tecnologia mais disruptiva dos últimos tempos, com um efeito inovador comparado com o surgimento da própria internet, como fazer com que ela não repita os velhos padrões de preconceitos da sociedade? Quais os caminhos para eliminar o viés de gênero?

A série tem curadoria de Patrícia Knebel, storyteller, estrategista de conteúdo de diversas empresas e fundadora do Estúdio Editorial - content innovation lab. É repórter e colunista de Tecnologia e Inovação do Jornal do Comércio e idealizadora do blog Mercado Digital e da série Mentes Transformadoras.

Para fazer parte do evento, a curadoria traz como convidada Paula Oliveira,  fundadora e CEO da GoToData, startup especializada em Data Science. Viviane Moreira, que também se junta ao encontro, é professora no Instituto de Informática da UFRGS, onde desempenha atividades de pesquisa e de ensino, além de ser autora de mais de 50 artigos. Para completar o time de convidados, Edson Prestes, professor da UFRGS e especialista em ética em sistemas autônomos e inteligentes, e Marcelo Prates, pesquisador em ética da IA com foco em vieses dos algoritmos.

 

Serviço:

Série: Protagonismo Feminino

Episódio: E os algoritmos, será que são machistas?

Quando: 3 de setembro, das 18h às 21h

Onde: uMov.me Arena - Rua Professor Cristiano Fischer, 464, Petrópolis - Porto Alegre, RS

Inscrições e mais informações sobre o encontro: http://bit.ly/2N5EiL5 

Evento gratuito com arrecadação de livros. Vagas limitadas. 

Informações: ditoefeito@umov.me 

 

Conheça a iniciativa do Dito Efeito, do Pacto Alegre.

 

Embaixadores e Temas

A iniciativa tem como embaixadores o pró-reitor de Inovação da Unisinos, Alsones Balestrin, o superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, e o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís Lamb, os quais definiram os 11 temas do Dito Efeito: Liderança 4.0 | X-Tech | Protagonismo Feminino | Futuro do Trabalho | Inteligência Artificial | Design/Marketing | Histórias de Vida: Sucesso e Fracasso | Transformações Globais | Educação | Economia Criativa | Cultura e Artes - sendo essa uma série transversal realizada em paralelo aos eventos com acústicos, exposições de arte, lançamentos de livro e recitais, entre outros.

 

Curadores 

Para compor o grupo de cocriadores, o projeto conta com personalidades que são curadoras das séries acima mencionadas: Gustavo Borba, Cesar Paz, Jonatas Abbott, Monica Timm, Rafael Prikladnicki, Simone Stulp, Rafael Roesler, Patrícia Knebel, Flávia Fiorin, Cristina Bonorino, Jane Tutikian, além de centenas de profissionais, empresas e entidades que estão apoiando na construção dos primeiros eventos.

 

Idealizador - uMov.me

A uMov.me é plataforma líder nacional em criação de apps B2B no code, que inaugurou em setembro de 2018 a uMov.me Arena, que é um espaço fomenta a inovação transformadora em Porto Alegre. A iniciativa surgiu como forma de colaborar com a valorização do conhecimento e troca de experiências entre aqueles que acreditam na transformação digital e humana. O ambiente recebe práticas que apoiam o ecossistema empreendedor como palestras, workshops, debates e reuniões promovidas por coletivos, empresas, entidades de classe, universidades, aceleradoras e centros de formação. Em 4 meses de funcionamento, a Arena recebeu 50 iniciativas promovidas por parceiros empresas, entidades setoriais e universidades. Ao todo, mais de 2000 pessoas trocaram conhecimento em eventos na uMov.me Arena em 2018. Você pode conferir o vídeo produzido pela uMov.me para resumir o ano. As fotos das iniciativas podem ser conferidas no flickr da empresa. Para ficar por dentro de tudo que acontece no espaço, confira a agenda no site.

 

Apoiadores

O Dito Efeito foi idealizado e liderado pela uMov.me (plataforma líder nacional no desenvolvimento de apps sem programação), conta com patrocínio da AWS, Exoplay, Femsa Coca-Cola Brasil, InfraTI e Startse, em parceria com PUCRS, UFRGS, Unisinos, Tecnopuc, Tecnovates, Feevale Techpark, Mosaico - Hub de Inovação da Uniritter, FSG, IEL, Unijuí e FURG, que somam esforços com diversas entidades e coletivos locais como: AbradiRS, ABRH-RS, ADVB, AGS - Associação Gaúcha de Startups,  AHK - Câmara Alemã de Comércio, AJE-POA, Amcham Porto Alegre, AssesproRS, BS Project, CIEE, Conrerp-RS, ConexõesRS, FAPERGS, Farol Hub de Negócios, Founder Institute, GUCIO RS, RGE (Rede Global de Empreendedorismo), Reginp, Seprorgs, Poa.Hub, Poa Inquieta, Pais do Coração, SingularityU, Softsul, SUCESU, Ventiur, Wow e apoio das empresas Action, Grupo Amanhã, Baguete, Conta Pra Mim Filmes, Cris Ferronatto, Dinamize, Exo Hub, Fábrica do Futuro, Jornal do Comércio, Fritsch Consulting, Intelichat, Otimifica, OndaWeb, Postmetria, Wildtech.