22 de Janeiro de 2020
  • Zero Hora
  • Notícias
  • P. 31
  • 100.00 cm/col

Açaí conquista veranistas

Refrescante e nutritivo, o açaí é uma das tantas opções de lanche disponíveis na beira da praia, além do tradicional e popular milho verde. Vendido em porções com cerca de 200ml, a fruta típica da Amazônia tem ganhado cada vez mais espaço entre os gaúchos.

Embora sua textura lembre um sorvete, o açaí larga na frente no quesito saúde: sua polpa é rica em antioxidantes, tem propriedades anti-inflamatórias e tem sido estudada como auxiliar no tratamento de problemas cardiovasculares. Contudo, é preciso ficar alerta às tentações das coberturas.

Na beira da praia de Capão da Canoa, Dyonatan Carvalho vende as porções de 220ml por R$ 10. As combinações para turbinar o lanche são várias e vão desde leite condensado até paçoca. Aos finais de semana, também há opção de adicionar caldas de caramelo, chocolate, morango e confeitos de chocolate.

- As que mais saem são com leite condensado, leite em pó e granola - diz o vendedor.

São justamente essas misturas que devem ser evitadas, destaca o professor de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Giuseppe Potrick Stefani:

- Por natureza, o açaí já é calórico. Se colocar leite em pó, leite condensado, além do xarope que já é adicionado à polpa da fruta, vira uma bomba calórica.

Para se ter uma ideia, em 100g da polpa congelada com adição de xarope de guaraná (presente na maioria dos açaís comerciais), são 110 calorias, conforme a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco 2011). Ao turbinar com guloseimas, pode-se facilmente ultrapassar 600 calorias.

- Não que isso seja ruim para todo mundo. Quem gastou muita energia pode se valer dessa estratégia. Agora, para quem controla o peso, não seria a melhor preparação - alerta o nutricionista.

Por ser um alimento rico em carboidrato, a nutricionista Glaube Riegel recomenda o consumo uma vez ao dia, apenas, em porção de 150 gramas:

- Isso não vai interferir na dieta. Pode ser consumido no café da manhã ou como lanche da tarde. Se ingerido antes da atividade física, melhor ainda, porque vai potencializar bastante o desempenho na hora do exercício.

Para fugir das combinações muito calóricas, a dica é dar preferência para frutas - morango, banana e kiwi, por exemplo - e ainda para grãos in natura, como aveia e quinoa em flocos. Adicionar granola também é uma boa alternativa para dar crocância à mistura.

Jovialidade

Segundo Glaube, comparado a frutas vermelhas, o açaí tem maior teor de antioxidantes, que são as antocianinas. Elas ajudam a manter a jovialidade das células.

- É um antioxidante poderosíssimo para manter a juventude - afirma a profissional, doutora em ciências médicas.

Além disso, tem boa quantidade de proteínas, fibra, lipídios, cálcio, magnésio, fósforo e zinco.

Sucesso nas areias, a fruta também invadiu o comércio do centro da praia. Dividindo espaço com os bufês de sorvete, é vendida em porções generosas e com preços para todos os bolsos - chegando a quase R$ 30 por 600 gramas.

Em um dos estabelecimentos que oferecem a delícia em Capão da Canoa, o chamado açaí tradicional já vem com banana, granola, morango, mel, leite em pó e leite condensado. Fica a critério do cliente tirar ou incluir itens.

- Sai muita paçoca, confeitos de chocolate e creme de avelã. E o pessoal pede para capricharmos no leite condensado. Os "fitness" pedem só com frutas - relata a atendente Isadora Franzon, ressaltando que, além da versão com xarope, o local também oferece açaí zero, com adoçantes mais saudáveis.