Imigrantes haitianos recebem certificado de curso de português

Atividade, em sua terceira edição, é promovida pela PUCRS, em parceria com a Paróquia Santa Clara

17/07/2018 - 13h34
curso de português para haitianos,imigrantes,pastoral,língua portuguesa,certificados

Professoras entregaram certificados aos alunos haitianos / Foto: Silvia Zuffo

No último sábado, 14 de julho, foram encerradas as aulas da terceira edição do curso de Língua Portuguesa para imigrantes haitianos, na Paróquia Santa Clara, localizada no bairro Lomba do Pinheiro, zona leste de Porto Alegre. A atividade resulta da parceria entre a Escola de Humanidades, o Centro de Pastoral e Solidariedade, Caritas e a Paróquia Santa Clara. Iniciado no mês de maio, o curso contou com a participação de 24 alunos, que receberam certificado de acordo com sua frequência.  Dos estudantes, muitos chegaram a Porto Alegre no final de abril deste ano, e encararam o grande desafio de aprender uma nova língua.

Foto: Silvia Zuffo

Ao longo de aproximadamente três meses, sempre aos sábados, a decana associada da Escola de Humanidades da PUCRS, Regina Kohlrausch, a professora do curso de LetrasCristina Perna, e os mestrandos do curso de Letras, Aline Antunes e Rafael Ferreira, conduziram as lições aos imigrantes. No encerramento, em clima de comemoração, o evento contou com um momento de oração, apresentações de músicas pelos estudantes, fala dos alunos em relação às aulas e um almoço de confraternização, viabilizado por meio de doação da Paróquia São Pedro, de Porto Alegre. Uma nova turma será aberta no segundo semestre, com início previsto para 18 de agosto.