Idear vence etapa regional do Prêmio de Educação Empreendedora

60 iniciativas irão para a fase final do evento do Sebrae

13/08/2019 - 09h22

Prêmio Sebrae de Educação EmpreendedoraO Idear – Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS venceu a etapa regional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Foi selecionado para a fase nacional entre as 60 melhores iniciativas empreendedoras do Brasil e as 15 do Ensino Superior. Nessa categoria, representa o Rio Grande do Sul. Em Ensino Profissional, foi escolhida a Universidade Feevale; em Ensino Médio, a Escola Sesi Montenegro; e, em Ensino Profissional, o Senai – Departamento Regional RS. A premiação reconhece e divulga práticas educacionais de sucesso que fomentam o comportamento empreendedor nos alunos. O Idear desenvolve a atitude empreendedora da comunidade universitária e promove o pensamento voltado para a solução de problemas através de palestras, cursos, consultorias e eventos.

IDEAR, Empreendedorismo, Inovação, Ensino Superior

Coordenadora Naira Libermann recebeu o prêmio na etapa estadual, em maio/Foto: Eduardo Rocha

Os destaques do País serão conhecidos no evento ConheCER – Seminário Internacional de Educação Empreendedora, dias 8 e 9 de outubro, em Florianópolis. Em maio, foi divulgada a fase estadual, quando o laboratório conquistou o primeiro lugar, entre 108 casos nas quatro categorias. Informações no link.

Os critérios para a seleção são: busca de oportunidades e iniciativa inovadora; persistência em colocar em prática a ideia; comprometimento da equipe; exigência de qualidade e eficiência; cuidados ou precauções tomados pela equipe; metas estabelecidas; informações buscadas para iniciar os trabalhos; realização de um planejamento e monitoramento sistemáticos; parcerias para desenvolver a ação; e inspiração a outras instituições de ensino.

Em 2017, o Idear ficou como finalista do prêmio. Classificou-se entre as três melhores iniciativas dos mais de cem inscritos de 78 instituições de ensino superior (IES) de 17 estados.